Parceria em seminário resulta em publicação com textos do Mestrado Profissional do IFRO Campus Calama

Publicado: Quarta, 11 de Março de 2020, 09h42 | Última atualização em Quarta, 11 de Março de 2020, 09h42 | Acessos: 59214

Livro AgroculturaCom textos de alunos, professores e de pesquisadores produzidos durante o IV Seminário Internacional da Rede Agroculturas, realizado no mês de agosto de 2019, foi editado o livro “As Fronteiras Agroculturais na Amazônia - Histórias contestadas, culturas emergentes, territorialidades nacionais”. O livro encontra-se disponível com os autores ou nas bibliotecas dos campi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO).

De acordo com a professora Xênia de Castro Barbosa, diretora do Programa de Mestrado em Rede Nacional em Educação Profissional e Tecnológica do IFRO Campus Calama, o livro é resultante daquele seminário, que foi realizado em conjunto com o I Seminário Regional do ProfEPT, que discutiu Educação e Diversidade. Segundo ela, o seminário atendeu a um convite da Rede Agroculturas, que é administrada em conjunto pela Universidade de Cardiff, localizada no País de Gales, Reino Unido, e pela Universidade Federal do Mato Grosso.

O livro foi publicado com recursos do Arts & Humanities Resarch Council e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia. A produção editorial faz parte dos desafios pedagógicos e dos trabalhos em educação, materializando a síntese da discussão de participantes de vários estados brasileiros, países e grupos étnicos, onde a expressão “agrocultura de fronteira” tenta “capturar as tensões e transformações socioecológicas em áreas onde a agricultura intensiva se expande de fora para dentro”.

Entre as abordagens do material, divididos em três capítulos, são discutidas as transformações agroculturais na Amazônia, impactos sociais no campo e na cidade; Educação Profissional em espaços de fronteira: trabalho, memória e processos pedagógicos e práticas educativas no contexto de construção das territorialidades na Amazônia.

A docente informa também que já há outra publicação específica do Mestrado em Educação Profissional, o livro “Diálogos Interdisciplinares em Educação Profissional”, organizado por ela e o professor Alexandre de Oliveira. Ambas as edições serão apresentadas no próximo seminário do ProfEPT, em data ainda a ser definida.