Projeto Integrador com a Engenharia Civil envolve disciplinas de metodologia e de extensão no Calama

Publicado: Segunda, 09 de Março de 2020, 19h44 | Última atualização em Segunda, 09 de Março de 2020, 19h45 | Acessos: 59067

15Os estudantes do Curso de Engenharia Civil do IFRO (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia), Campus Porto Velho Calama, participaram de um projeto integrador entre duas disciplinas: de Metodologia Científica e Tecnológica e de Projetos de Extensão. Participaram acadêmicos do segundo período.

As professoras Iza Reis Gomes Ortiz e Alyne Lourenço, responsáveis pelas referidas disciplinas, reuniram-se e decidiram trabalhar em conjunto com o objetivo de proporcionar à turma um aprendizado interdisciplinar que envolvesse a pesquisa e a extensão.

No primeiro momento, a disciplina Metodologia Científica e Tecnológica trouxe os conhecimentos sobre tipos de pesquisa, métodos, referencial teórico, justificativa e etapas para se escolher um tema. Após esse conhecimento, foi proposta a elaboração de projetos direcionados à extensão. Ambas as docentes acompanharam a escrita dos projetos, sendo as dúvidas dirimidas de acordo com o avanço da pesquisa.

Os problemas ocorridos no decorrer do semestre foram superados com dedicação e atendimentos pontuais, além da colaboração da Coordenadora de Engenharia Civil, Monnike Yasmim Rodrigues do Vale. Ao final, o trabalho foi realizado com êxito e frutos promissores.

As temáticas pesquisadas e apresentadas pelos discentes foram: Análise do sistema de descarte dos dejetos sólidos em residências da comunidade Vila Princesa em Porto Velho - Rondônia; Uso de equipamento de proteção individual – EPIs para trabalhadores autônomos da construção civil; Abrigo no ponto de ônibus do IFRO Porto Velho Campus Calama; Revitalização na praça Bola Sete; Aquisição de projeto de habitação para pessoas de baixa renda no município de Porto Velho – Rondônia; Umidade na alvenaria de vedação: um problema de infiltração; e Edificando Cidadania.

Para avaliação, os graduandos apresentavam os projetos às professoras coordenadoras. E para experiência na área da Ciência e Tecnologia, os projetos foram apresentados na Semana de Ciência e Tecnologia do IFRO. E ao final, apresentaram a uma banca composta pelas professoras Iza Reis, Monnike Yasmin e Daniela Giovanini Manuel Pires. Houve presença em massa dos outros períodos e professores do curso no dia das defesas.

“O projeto foi bem executado e trouxe muitos pontos positivos, pois o graduando em Engenharia Civil, do segundo período, obteve contato com um conhecimento necessário em qualquer curso de graduação que trabalha o tripé Ensino, Pesquisa e Extensão. O aprendizado não ficou apenas na teoria, mas a prática foi essencial para que os alunos pudessem verificar e comprovar a realidade social de algumas comunidades na cidade de Porto Velho. E a ação proporcionou a construção de conhecimento com a área dos futuros profissionais em Engenharia Civil. Podemos afirmar que estes alunos estão preparados para novas experiências na pesquisa e na extensão”, avaliou a professora Iza.