Tropicalama encerra a semana de integração dos novos alunos dos cursos técnicos integrados ao ensino médio do Calama

Publicado: Quinta, 05 de Março de 2020, 09h50 | Última atualização em Quinta, 05 de Março de 2020, 10h38 | Acessos: 24746

Calama Recepção de alunos 3Os estudantes dos cursos técnicos integrados ao ensino médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Calama, participaram das atividades de integração. Os participantes foram os ingressantes de Edificações, Eletrotécnica, Informática e Química. O encerramento das ações de recepção ocorreu com a festa Tropicalama.

As atividades aconteceram de 10 a 22 de fevereiro, visando ao acolhimento qualitativo dos estudantes em sua nova realidade educacional e a recepção dos estudantes veteranos para o novo período letivo, almejando a interação entre discentes e os setores institucionais, bem como a apresentação da instituição, dos cursos, suas especificidades e projetos pedagógicos, calendário acadêmico, regulamentos institucionais, entre outros.

Entre os objetivos estavam promover um momento de acolhida e integração dos estudantes com a instituição, seus profissionais e funcionamentos, a fim de contribuir para a autonomia e sucesso acadêmico dos mesmos; apresentar a instituição, os cursos e seu organograma; integrar os novos estudantes entre si e com a comunidade acadêmica; apresentar as experiências exitosas e as possibilidades de inserção nos projetos e ações institucionais; e desenvolver o senso de pertencimento institucional e do cuidado com os bens e recursos materiais da instituição.

Para Elizabeth Vitória Gomes dos Santos, do primeiro ano de Informática matutino, “foi super legal, fomos acolhidos super bem, mostraram os lugares, os padrinhos sempre ajudando a passar as informações, sempre nos indicando o que fazer, os professores super legais interagindo com a gente, como também o pessoal do segundo e terceiro ano, sendo tudo tranquilo, divertido e acolhedor. O pessoal do Grêmio também nos ajudando, estando disponíveis para procurar eles em qualquer dúvida sobre a escola ou os estudos, então falo por todos da turma que foi uma semana de integração legal e bem acolhedora”.

O desenvolvimento de um vínculo positivo com a instituição é fundamental para um melhor aproveitamento das possibilidades oferecidas e do adequado desenvolvimento da vida acadêmica, podendo ser definitivo na qualidade do curso que o aluno vai desenvolver, sendo assim, as atividades de integração possuem um papel importante neste processo.

“No meu ponto de vista, a semana de integração foi muito necessária. Nas últimas escolas em que estudei não existe esse tipo de interação com os novatos. Eu gostei muito do tour pelo Instituto logo no primeiro dia de aula e da dinâmica de Educação Física, pois permitiu aos alunos se socializarem com pessoas de outros cursos técnicos. A interação dos veteranos com os calouros desde o começo do primeiro ano letivo foi muito importante, porque foi transmitido um sentimento de segurança para nós, que estamos chegando agora. O grêmio e os padrinhos são gentis, sempre nos confortando e nos apoiando. O pessoal dos departamentos foi bastante amigável, nos apresentando suas funções e ensinando como ter sucesso no IFRO”, assegurou Luáh de Oliveira Duarte, do primeiro anto do Técncio em Edificações Matutino.

O Coordenador-Geral do Grêmio Estudantil, Marcos Daniel Silva de Gois, explica que o “maior objetivo como Grêmio, na semana de integração, é poder proporcionar o melhor acolhimento possível para os alunos calouros para que eles possam entender um pouco das oportunidades e o que vão passar durante sua vida escolar no Instituto. Poder apresentar o campus e realizar esse primeiro contato é muito importante para nós do Grêmio Estudantil e também para os calouros que ingressam nessa nova jornada acadêmica”.

Atividades Realizadas

Boas-vindas e apresentação do campus: visita guiada pelos blocos, coordenações, departamentos, diretorias e equipamentos públicos (biblioteca, quadra poliesportiva, restaurante e laboratórios) do campus.

Momento das turmas com os padrinhos: os alunos ingressos são “apadrinhados” por alunos veteranos do seu curso.

Visitas das chefias dos departamentos e atividade com as coordenações de curso: os coordenadores e os chefes de departamentos visitaram as novas turmas.

Dia de Atividades Físicas: apresentação do Grupo de Dança ACE (do próprio campus), apresentação e demonstração dos times do campus (futsal, vôlei, basquetebol, handebol e atletismo).

Realização do Tropicalama: a edição de encerramento das atividades da semana de integração foi denominada “Tropifolia”, pois teve como tema o carnaval.

• Calama_-_Recepção_de_alunos_1
  • Calama_-_Recepção_de_alunos_10