Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Projeto integrador é desenvolvido com acadêmicos de Física do Campus Calama

Publicado: Terça, 03 de Março de 2020, 19h32 | Última atualização em Terça, 03 de Março de 2020, 19h34 | Acessos: 15742

6 OFICINA COM A PROFESSORA MESTRA MARLOVA GUIULIANNI DO INSTITUTO FEDERAL DE FARROUPILHA

O projeto intitulado “Uma proposta integradora entre os conhecimentos de Metodologia do Trabalho Científico e Língua Portuguesa no curso de Licenciatura em Física do IFRO – Campus Porto Velho Calama”, executado em 2019, visou articular conhecimentos por meio da integração entre os componentes curriculares do curso de Física do 1º período, nas disciplinas Metodologia do Trabalho Científico e Língua Portuguesa, bem como entre os saberes e experiências de cada discente.

A proposta do projeto objetivou articular teoria e prática, proporcionando aos estudantes compreender os problemas e tensionamentos de sua realidade e construir conhecimentos para que fosse possível intervir neste campo em que atuarão, uma vez que a escola e a sociedade são tempo/espaços para construção de conhecimentos. Para isso, o projeto integrador inseriu-se em oferecer possibilidades de construção, resolução e elaboração de respostas a determinados problemas pontuais do Curso de Licenciatura em Física do Campus Porto Velho Calama.

A teoria da Metodologia Ativa e do Projeto Integrador conduziram os trabalhos, em que os alunos foram protagonistas de suas pesquisas e apresentações. O êxito na aplicação deu-se pela percepção dos discentes em relação à realidade profissional que encontrarão futuramente.

A aplicação do projeto consistiu em ações de seminário e estudos curriculares, bem como projetos-aula envolvendo o conhecimento das disciplinas citadas. Os conteúdos das referidas disciplinas se congregaram para que o discente pudesse perceber que o conhecimento não é repartido, isolado, pelo contrário, para solucionar os problemas é preciso organizar vários conhecimentos e construir uma metodologia de solução.

Numa tentativa de atender à demanda de novos métodos, o projeto integrador configurou-se numa opção metodológica efetiva para que o aluno pudesse tecer relações dialógicas e transdisciplinares entre os conteúdos apreendidos nas duas disciplinas. O projeto foi apresentado no CONPEX 2019 e no Colóquio de Educação Escolar e 35ª Semana de Pedagogia - Educação Pública, Ciências e Formação Docente na Universidade Federal de Rondônia. Também há um artigo a ser publicado como capítulo de livro no final de 2020.

Segundo a professora Eliane Auxiliadora Pereira, a execução do projeto foi importante e trouxe uma perspectiva diferente de ensino/aprendizagem para os acadêmicos participantes, pois mostrou que as aulas podem e devem ser interativas e diversificadas, além de ressaltar que com aulas dinâmicas é possível manter o interesse dos alunos.

  • 10_APRESENTAÇÃO_DOS_PROJETOS-AULA_PELOS_ALUNOS
  • 10_OFICINA_COM_A_PROFESSORA_MESTRA_MARLOVA_GUIULIANNI_DO_INSTITUTO_FEDERAL_DE_FARROUPILHA
  • 11_APRESENTAÇÃO_DOS_PROJETOS-AULA_PELOS_ALUNOS
  • 12_APRESENTAÇÃO_DOS_PROJETOS-AULA_PELOS_ALUNOS
  • 13_APRESENTAÇÃO_DOS_PROJETOS-AULA_PELOS_ALUNOS
  • 14_APRESENTAÇÃO_DOS_PROJETOS-AULA_PELOS_ALUNOS
  • 15_APRESENTAÇÃO_DOS_PROJETOS-AULA_PELOS_ALUNOS
  • 16_APRESENTAÇÃO_DOS_PROJETOS-AULA_PELOS_ALUNOS
  • 17_APRESENTAÇÃO_DOS_PROJETOS-AULA_PELOS_ALUNOS
  • 18_APRESENTAÇÃO_DOS_PROJETOS-AULA_PELOS_ALUNOS
  • 19_APRESENTAÇÃO_DOS_PROJETOS-AULA_PELOS_ALUNOS
  • 1_APRESENTAÇÃO_DOS_PROJETOS-AULA_PELOS_ALUNOS
  • 1_APRESENTAÇÃO_DO_PROJETO_INTEGRADOR_NO_CONPEX_2019
  • 1_OFICINA_COM_A_PROFESSORA_MESTRA_MARLOVA_GUIULIANNI_DO_INSTITUTO_FEDERAL_DE_FARROUPILHA
  • 1_REUNIÕES_DO_PROJETO_INTEGRADOR_NA_FÍSICA
  • 2_APRESENTAÇÃO_DOS_PROJETOS-AULA_PELOS_ALUNOS
  • 2_OFICINA_COM_A_PROFESSORA_MESTRA_MARLOVA_GUIULIANNI_DO_INSTITUTO_FEDERAL_DE_FARROUPILHA
  • 2_REUNIÕES_DO_PROJETO_INTEGRADOR_NA_FÍSICA
  • 3_APRESENTAÇÃO_DOS_PROJETOS-AULA_PELOS_ALUNOS
  • 3_OFICINA_COM_A_PROFESSORA_MESTRA_MARLOVA_GUIULIANNI_DO_INSTITUTO_FEDERAL_DE_FARROUPILHA
  • 3_REUNIÕES_DO_PROJETO_INTEGRADOR_NA_FÍSICA
  • 4_APRESENTAÇÃO_DOS_PROJETOS-AULA_PELOS_ALUNOS
  • 4_OFICINA_COM_A_PROFESSORA_MESTRA_MARLOVA_GUIULIANNI_DO_INSTITUTO_FEDERAL_DE_FARROUPILHA
  • 4_REUNIÕES_DO_PROJETO_INTEGRADOR_NA_FÍSICA
  • 5_APRESENTAÇÃO_DOS_PROJETOS-AULA_PELOS_ALUNOS
  • 5_REUNIÕES_DO_PROJETO_INTEGRADOR_NA_FÍSICA
  • 6_OFICINA_COM_A_PROFESSORA_MESTRA_MARLOVA_GUIULIANNI_DO_INSTITUTO_FEDERAL_DE_FARROUPILHA
  • 6_REUNIÕES_DO_PROJETO_INTEGRADOR_NA_FÍSICA
  • 7_APRESENTAÇÃO_DOS_PROJETOS-AULA_PELOS_ALUNOS
  • 7_OFICINA_COM_A_PROFESSORA_MESTRA_MARLOVA_GUIULIANNI_DO_INSTITUTO_FEDERAL_DE_FARROUPILHA
  • 8_APRESENTAÇÃO_DOS_PROJETOS-AULA_PELOS_ALUNOS
  • 8_OFICINA_COM_A_PROFESSORA_MESTRA_MARLOVA_GUIULIANNI_DO_INSTITUTO_FEDERAL_DE_FARROUPILHA
  • 9_APRESENTAÇÃO_DOS_PROJETOS-AULA_PELOS_ALUNOS
  • 9_OFICINA_COM_A_PROFESSORA_MESTRA_MARLOVA_GUIULIANNI_DO_INSTITUTO_FEDERAL_DE_FARROUPILHA
Fim do conteúdo da página
Consentimento para o uso de cookies
Este site armazena cookies em seu computador. Os cookies são usados para coletar informações sobre como você interage com nosso site e nos permite lembrar de você. Usamos essas informações para melhorar e personalizar sua experiência de navegação e para análises e métricas sobre nossos visitantes. Se você recusar, suas informações não serão rastreadas quando você visitar este site. Um único cookie será usado em seu navegador para lembrar sua preferência de não ser rastreado.