Calama promove curso de férias sobre Controle e Eletrônica de Potência

Publicado: Quarta, 12 de Fevereiro de 2020, 09h27 | Última atualização em Quarta, 12 de Fevereiro de 2020, 09h27 | Acessos: 31443

Curso de Férias no Calama 1O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Calama, promoveu entre os dias 20 de janeiro e 7 de fevereiro de 2020 o Curso de Extensão em Controle e Eletrônica de Potência (CECEP). Participaram cerca de 20 estudantes do IFRO e da Universidade Federal de Rondônia (UNIR).

Ofertado como um curso de férias, com carga horária de 36 horas, coordenado pelo Professor José Diogo Forte de Oliveira Luna, teve como instrutora Beatriz Cristina Reis Cordeiro, acadêmica de Engenharia Elétrica da UNIR.

Os organizadores explicam que Eletrônica de Potência trata do processamento, conversão e controle do fluxo de energia elétrica, sendo a eficiência uma das características importantes nesse processamento. Para alcançar uma alta eficiência, dispositivos semicondutores (Tiristores, Triacs, MOSFETs, IGBTs) são aplicados nos conversores estáticos, os equipamentos que realizam o processamento da potência. Dessa forma, é parte fundamental tanto em tecnologias emergentes como a geração solar fotovoltaica ou em carros elétricos.

Também está em equipamentos presentes no dia a dia, como carregadores de celular e nobreaks. Entretanto, para que tais dispositivos possam funcionar adequadamente, os conversores requerem o uso de controle automático, que foi o objeto do curso de férias, para garantir o correto processamento da energia. Ao passo do constante avanço tecnológico e a necessidade de se alcançar um excelente rendimento e eficiência, juntamente com economia de energia, é notável que o conhecimento em Eletrônica de Potência seja cada vez mais necessário na formação técnica dos profissionais da área de energia elétrica e controle e automação.

Foi dentro desse contexto que o Curso de Extensão em Controle para Eletrônica de Potência foi pensado. Tendo como principal objetivo apresentar aos participantes os temas envolvidos neste conhecimento, focando principalmente na parte de controle de conversores CC-CC no domínio do tempo contínuo e na frequência, além de capacitá-los no uso de softwares de simulação e projeto.

Durante a atividade, os cursistas tiveram contato com os softwares de engenharia para a realização das atividades e projetos, aplicando através de simulações computacionais os diversos conteúdos abordados, de modo que as práticas auxiliassem os participantes a se apropriarem da temática. Na pesquisa de satisfação realizada ao fim do curso, 86% dos participantes consideraram a contribuição para o conhecimento muito boa ou excelente e todos os participantes responderam afirmativamente quanto a desejar participar de outros cursos de verão oferecidos no IFRO.

Segundo o professor lotado na Coordenação de Engenharia de Controle e Automação do IFRO Campus Calama, José Diogo, é preciso destacar a importância de projetos nos moldes de “cursos de verão”, pois oferecem oportunidade para que a comunidade estudantil possa aplicar de forma construtiva um eventual tempo das férias de verão. “Ao mesmo tempo em que se contribui para o progresso da missão do instituto de promover educação profissional, científica e tecnológica de excelência, por meio da integração entre ensino, pesquisa e extensão, com foco na formação de cidadãos comprometidos com o desenvolvimento humano, econômico, cultural, social e ambiental sustentável”, afirma.

• Curso_de_Férias_no_Calama_1
  • Curso_de_Férias_no_Calama_2