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Semana Pedagógica é realizada no Campus Porto Velho Calama

Publicado: Segunda, 10 de Fevereiro de 2020, 16h16 | Última atualização em Segunda, 10 de Fevereiro de 2020, 18h37 | Acessos: 32842


Campus Calama Semana Pedagógica 7Professores e técnicos administrativos em educação lotados na Diretoria de Ensino, Departamento de Apoio ao Ensino (DAPE), Departamento de Apoio ao Educando e coordenações de cursos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Calama, participaram entre os dias 03 e 07 de fevereiro da Semana Pedagógica, que teve como temática “A aprendizagem em debate: Perspectivas para o Século 21”.

O tema visou debater os atuais modelos educacionais, os quais colocam o estudante como protagonista do seu aprendizado, possibilitando-o a pensar/criar estratégias de resolução de problemas, saber contextualizar, analisar, compreender, articular o conhecimento científico com a realidade de sua vida, de sua comunidade.

Dentre os objetivos do evento estavam: discussão de temas relacionados ao ensino e aprendizagem para a realização do planejamento de ensino 2020 voltado às discussões sobre a aprendizagem do Século 21; promoção de reflexões sobre a prática pedagógica dos docentes do Campus e da aprendizagem dos estudantes; revisão dos planos de ensino e planejamento coletivo das ações de ensino integradoras; discussão de assuntos relacionados à curricularização da extensão nos cursos de graduações e Diretrizes curriculares dos cursos de Engenharia.

Segundo a Presidente da Comissão organizadora da Semana Pedagógica, Sara Passos de Lima, o principal objetivo do evento foi refletir a prática pedagógica e discutir a organização do trabalho escolar. “As palestras e oficinas foram planejadas conforme a temática do evento, lembrando que a finalidade da educação não é somente dar ferramentas para o indivíduo ingressar no mercado de trabalho, mas para o desenvolvimento do ser humano em toda sua completude. Nesse sentido, o evento buscou trazer esse tema como fundamental para início de futuras reformulações de projetos pedagógicos de cursos”, ressaltou.

A Assistente de Alunos, Elaine Márcia Souza Rosa, ministrou a Oficina Técnica da Escuta Ativa na Semana Pedagógica. “Neste primeiro semestre, o Campus Calama iniciará a implantação do Programa de Educação Emocional e o que achei muito positivo nesta semana pedagógica foi a iniciativa de oportunizar ao corpo docente o acesso a oficinas com temáticas que visam uma educação mais humanitária, como sugerido no Programa e a Oficina Técnica da Escuta Ativa é uma delas. Acredito que em um futuro muito próximo colheremos os frutos do trabalho desenvolvido nesta Semana Pedagógica”, avaliou.

O evento contou com palestras e oficinas, dentre elas: Apresentação dialogada “Sentido creditado pelos alunos do IFRO ao ensino e treinamento vocacional integrado ao ensino médio”, realizada pelo professor Jorge Washington de Amorim Junior; Programa de Educação Emocional do IFRO, apresentado pela servidora Elaine Márcia de Souza Rosa; Oficina “Impressora 3D - uma Ferramenta didática”, ministrada pelo professor Artur Vitório; Oficina “Ambiente virtual na prática”, com apresentação da professora Josiane Rodrigues; Oficina: “Técnicas da Escuta ativa”, ministrada pela servidora Elaine Márcia; Oficina “Mídias digitais e recursos audiovisuais para a sala de aula”, orientada pelo professor Leonardo Felizardo; Oficina “Inclusão de estudantes autistas: desafios e possibilidades pedagógicas”, conduzida pela professora Roselaine L. F. Kokkonen e Julieth Magno (associação AMA); Oficina “Metodologias Ativas: a Aprendizagem Centrada no Estudante”, ministrada pelo professor Antônio dos Santos Junior; Palestra “Curricularização da Extensão”, ministrada pelo professor Sérgio Loss; Palestra “Diretrizes Curriculares das Engenharias”, conduzida pelo professor Vanderli Fava (UFJF); Oficina “Ambiente Virtual de Aprendizagem na Prática”, orientada pelo professor Cledenilson Martins e a Oficina “Uso de aplicativos na educação”, realizada pelo professor David Lopes Maciel.

Atividades

Uma das atividades apresentadas durante a Semana Pedagógica, foi realizada pelo professor Antonio dos Santos Júniro, que compartilhou com os docentes uma experiência de aprendizagem vivida com os estudantes do segundo ano do Curso Técnico em Informática. “Apresentei os resultados de um projeto de ensino-pesquisa-extensão que desenvolvi com os estudantes, no qual discutimos, aprendemos, pesquisamos e compartilhamos os resultados relacionados à ecologia, evolução, zoonoses e saúde pública. De fato, os estudantes constataram a aplicação dos conhecimentos de biologia para o desenvolvimento do comportamento dos cidadãos e da política das cidades. Foi demonstrado aos professores como os estudantes, durante a execução do projeto, tiveram oportunidade de aprendizagem dentro e fora do IFRO. Nas aulas presenciais, discussões em grupo e pesquisas na biblioteca, eles investigaram: a situação do Centro de Zoonoses de Porto Velho; a legislação municipal para o controle de zoonoses; a ausência de campanhas para controle de animais de rua e de zoonoses. O CEMETRON foi visitado para a constatação da existência de cidadãos rondonienses acometidos pelas enfermidades investigadas; discutiram sobre como essas doenças são registradas no SINAN e como elas geram absenteísmo na escola e nas empresas”, detalhou.

Posteriormente, segundo Antonio, os professores interessados foram orientados no desenvolvimento de projetos de ensino-pesquisa-extensão similares, com foco no desenvolvimento das habilidades para o século XXI pelos estudantes, além da aprendizagem dos conteúdos previstos nas ementas das disciplinas. A atividade foi realizada na tarde de quinta-feira, quando foram discutidas estratégias para a redação de objetivos de aprendizagem e como integrar objetivos de aprendizagem. A atividade foi baseada em uma das disciplinas do Mestrado Profissional ProfEPT. “Na sexta-feira, os projetos integradores foram apresentados por alguns professores, tanto do curso técnico como da graduação. Foram apresentadas propostas de projetos integradores que permitirão aos estudantes uma aprendizagem significativa que os levará ao protagonismo do processo de construção do conhecimento”, complementou o docente.

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