Representantes do ProfEPT apresentam modelo de educação integrada desenvolvido no IFRO

Publicado: Terça, 03 de Dezembro de 2019, 11h01 | Última atualização em Terça, 03 de Dezembro de 2019, 11h01 | Acessos: 24531

palestraseduc1Representantes do IFRO (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia) fizeram apresentação do modelo de Educação Integrada desenvolvido no ensino técnico integrado ao médio dos campi da instituição e compartilhamento de experiências em metodologias de aprendizagem ativa. A atividade desenvolvida por docentes do Mestrado Profissional em Rede Nacional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) ocorreu dentro do Seminário “Educação Integral e Competências Gerais”, organizado pela Secretaria de Estado da Educação (SEDUC), por meio da Gerência de Educação Básica e Núcleo de Educação Integral (NEI). O evento foi Hotel Golden Plaza, em Porto Velho, no dia 27 de novembro de 2019.

A Professora Alecsandra Oliveira de Souza reportou experiências e produções dos estudantes do Curso Técnico em Química Integrado ao Ensino Médio, do Campus Ji-Paraná, e do Curso Técnico em Edificações Integrado ao Ensino Médio. Foram apresentados vídeos e livretos para a demonstração de aprendizagem de Química Orgânica e Química Inorgânica.

O Professor Antonio dos Santos Junior relatou um projeto de aprendizagem baseado em pesquisa, descrevendo a indissociabilidade entre ensino-pesquisa-extensão. Foram apresentadas as etapas do projeto e a campanha educacional sobre zoonoses em Porto Velho, desenvolvida por estudantes dos Cursos Técnicos em Eletrotécnica e em Informática, ambos do Campus Porto Velho Calama.

O público das palestras era comporto por diretores, coordenadores pedagógicos, orientadores educacionais e professores da Rede Estadual de Ensino participantes dos Projetos Guaporé, Asas do Saber, Novo Tempo e Novo Mais Educação. A intenção dos representantes do mestrado ofertado pelo Campus Porto Velho Calama foi promover a reflexão sobre uma educação que desenvolva o cidadão, com protagonismo e autoria, seguro e capaz de transformar a realidade em que vive em um ambiente melhor. Ao desenvolver a formação continuada de professores e gestores educacionais, o trabalho que já vem sendo realizado pelas instituições é fortalecido, contribuindo para transformar a realidade social e econômica de Rondônia.

“Além disso, divulgamos as linhas de pesquisa do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), com previsão de lançamento do edital para o Exame Nacional de Acesso na primeira quinzena de dezembro de 2019. Essa atuação é importante para divulgar o mestrado ProfEPT do IFRO, compartilhar experiências em educação transformadora e, ainda, captar novos estudantes para o mestrado. Hoje, temos professores e gestores da rede estadual de ensino nas turma de 2018 e de 2019. Esperamos ter novos ingressantes na turma de 2020. Assim, o IFRO e o ProfEPT contribuem para o aprimoramento da educação em Rondônia”, conclui o Antonio Junior.

• estudos
  • palestraseduc1