Apresentados projetos do Campus Porto Velho Calama na SNCT

Publicado: Quarta, 13 de Novembro de 2019, 13h59 | Última atualização em Quarta, 13 de Novembro de 2019, 13h59 | Acessos: 1140

SNCTA Semana Nacional da Ciência e Tecnologia (SNCT) do IFRO (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia), Campus Porto Velho Calama, teve no dia 21 de outubro a apresentação parcial dos projetos desenvolvidos pelos alunos do 2° e 4° período do Curso de Engenharia de Controle e Automação. As mostras dos projetos fazem parte do desenvolvimento de soluções para os problemas apresentados pelas empresas Embrapa Rondônia, Fiocruz Rondônia e Grupo Rovema.

Ao todo foram apresentados sete problemas, sendo eles: Sistema de Limpeza Automatizado Modelo Balde ao Pé, Conforto Térmico do Rebanho, Manejo de Forrageira, Fotoperíodo para Camundongos, Controle de Volume de Tanque de Nitrogênio, Sistema de Limpeza de Placas Solares e Cocho para Alimentação Bovina Automatizado.

As apresentações parciais dos projetos fazem parte das atividades práticas das disciplinas de Linguagem de Programação, Física I e Geometria Analítica e Álgebra Linear. Os problemas apresentados consistem da manipulação, controle e leitura de diferentes tipos de variáveis, tais como: controle de temperatura de água, monitoração de incidência luminosa em plantas forrageiras, controle de umidade do solo e medição de volume em tanques de nitrogênio. Além de problemas mecânicos/estruturais como o caso dos grupos para conforto térmico do rebanho, cocho para alimentação bovina e limpeza de placas solares que precisam de estruturas para acoplamento dos equipamentos mecânicos para movimentação.

As soluções propostas pelos alunos baseiam-se em técnicas de desenvolvimento de produto, os quais verificam as restrições econômicas e tecnologias da região e particularidades dos problemas apresentados. Uma primeira etapa já foi desenvolvida e apresentada visando à concepção da ideia. Nessa mostra parcial, os alunos já apresentaram os encaminhamentos do projeto, desenvolvendo parcialmente seus protótipos. As apresentações parciais além de contar como atividades avaliativas, possibilitam aos alunos expor o problema para diferentes tipos de profissionais, possibilitando o “feedback” do desenvolvido do projeto.

Os professores das disciplinas relacionadas também dão os encaminhamos necessários conforme as soluções propostas. No dia 28 e 29 de novembro será apresentada uma versão final para os proponentes dos problemas. Ao final, espera-se que todos os projetos tornem-se projetos de pesquisa com possíveis investidores.

Para o Coordenador do Curso, Artur Vitório, “essa é uma ação que mostra o potencial do Curso de Engenharia de Controle Automação e principalmente do corpo docente e alunos do Instituto Federal de Rondônia em desenvolver soluções voltadas às necessidades locais. Através dessas ações é possível estreitar os laços com empresas públicas e privadas a fim de desenvolver possíveis soluções tecnológicas com baixo custo e qualidade”.

Segundo do professor de Empreededorismo, Alberto Pérsio, “a feira de eletrotécnica proporciona aos nossos alunos uma interação com outros alunos. O processo de aprendizagem é um processo onde levamos a extensão, ela faz com que a comunidade participe dos nossos projetos”. O docente ainda convida todos a conhecer o que está sendo produzido em produtos e serviços para a comunidade.

O acadêmico de Ciências Contábeis da Unifatec, Alan Costa Pereira, assistiu a apresentação dos projetos. Ele afirma ter ouvido outras ações de extensão do Campus Porto Velho Calama, e ressalta a importância dos projetos levados à feira de eletrotécnica. “Já fui aluno do IFRO, é bom poder voltar e participar novamente dos projetos de extensão e estar de perto acompanhando os alunos, e assim aprendendo mais com eles. Para nós da Unifatec é muito importante poder estar ajudando e aprendendo juntamente com essas duas instituições, ainda mais com os eventos que o IFRO disponibiliza para participarmos. Queremos agradecer a todos os envolvidos e ao nosso professor Felipe Rafael, que tem sempre feito o convite para participarmos junto com ele dos eventos propostos”, disse Alan.

• SNCT
  • SNCT_1