ProfEPT/IFRO conclui qualificações de projetos da turma de 2018

Publicado: Quarta, 13 de Novembro de 2019, 09h44 | Última atualização em Quinta, 28 de Novembro de 2019, 12h17 | Acessos: 1028

SILVILENEEntre os meses de maio e novembro de 2019, dezenove estudantes do Mestrado Profissional em Rede Nacional em Educação Profissional e Tecnológica – ProfEPT submeteram-se ao exame de qualificação de suas pesquisas. As bancas examinadoras aconteceram das cidades de Porto Velho, Ji-Paraná e Colorado do Oeste.

Entre os estudantes que qualificaram a pesquisa, estavam Silvilene Brito de Melo e Celielson de Aguiar Brito, ambos de Guajará-Mirim e que foram orientados pela professora Drª. Sandra Ferrari, do Campus Vilhena. Silvilene Brito de Melo é professora de Língua Espanhola no Campus Guajará-Mirim e apresentou à banca o estudo que trata de “Variações linguísticas no processo de ensino-aprendizagem da Língua Espanhola na fronteira Brasil-Bolívia”. O projeto foi muito bem recebido pelos estudantes do Ensino Médio do Campus Guajará-Mirim e tem contribuído tanto para a melhoria do processo de ensino da língua espanhola, como também para a valorização cultural e a inclusão educacional dos estudantes do país vizinho. “Com o projeto da professora Sivilene nós nos sentimos acolhidos e nos sentimos incentivados a participar mais do curso. Entendemos que não precisamos ter vergonha de nossa Língua, de nossa cultura”, afirma o estudante J. M. C, que estuda no Brasil e possui dupla nacionalidade.

Celielson de Aguiar Brito, licenciado em Letras Português e suas respectivas Literaturas é servidor da Universidade Federal de Rondônia e professor voluntário junto ao curso de Pedagogia do Departamento Acadêmico de Ciência da Educação da UNIR, em Guajará-Mirim. Sua pesquisa, pautada nos princípios da pesquisa-ação, versa sobre a importância da escrita e da reescrita para a aprendizagem da Língua Portuguesa e oferece uma sequência didática útil para o desenvolvimento de competências de escrita e argumentação. Para o Coordenador Local do ProfEPT, Dr. Antonio dos Santos Junior, “[...] os trabalhos qualificados são de excelente qualidade e ajudam a cumprir os objetivos do ProfEPT, que se configuram em contribuir efetivamente para a melhoria dos processos de ensino-aprendizagem em Educação Profissional e Tecnológica. Destacamos, também, que algumas bancas examinadoras aconteceram no interior do estado, mostrando o compromisso institucional em interiorizar as ações de pós-graduação em nível stricto sensu”.

O Diretor-Geral do Campus Porto Velho Calama, professor Leonardo Pereira Leocádio, destaca a importância do ProfEPT para a unidade e para a educação pública em Rondônia. “Esse programa de mestrado, o qual temos a honra de sediar, tem oportunizado pesquisas excelentes, comprometidas com a melhoria da educação pública em nosso estado em vertentes variadas, e isso nos deixa muito felizes, muito satisfeitos. Só temos a agradecer aos professores, ao coordenador local do programa, e aos alunos, por sua dedicação, responsabilidade e compromisso com a educação”, diz.

A Chefe do Departamento de Pesquisa (Depesp) do Campus Porto Velho Calama e professora do ProfEPT, Xênia de Castro Barbosa reforça que a próxima etapa para os mestrandos “[...] é preparar o produto educacional encartado e a versão final da dissertação de mestrado, pois as defesas deverão acontecer até o final do mês de agosto de 2020”. A docente aproveita para informar aos interessados em participar do próximo processo seletivo do Mestrado ProfEPT, que acompanhem a portal do IFRO, pois o Exame Nacional de Acesso (ENA) para a turma de 2020 será lançado até o final de dezembro de 2019.

Bibliografia

A lista com as bibliografias que embasarão as questões do Exame Nacional de Acesso (ENA) ao Mestrado ProfEPT de 2020 já está disponível. O Exame será composto por 50 questões objetivas. Serão mais de 900 vagas distribuídas em todos os estados brasileiros. O Exame vai abordar as Bases Conceituais e Históricas da Educação Profissional e Tecnológica, as Metodologias de Pesquisa e as Teorias e Práticas de Ensino e Aprendizagem. Veja a bibliografia AQUI.

Sobre o ProfEPT

O ProfEPT é um programa de pós-graduação em educação profissional e tecnológica, com o Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em rede nacional, da área de Ensino, reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES do Ministério da Educação. O curso tem como objetivo proporcionar formação em educação profissional e tecnológica, visando tanto a produção de conhecimento como o desenvolvimento de produtos, por meio da realização de pesquisas que integrem os saberes inerentes ao mundo do trabalho e ao conhecimento sistematizado pertinente à educação profissional de nível básico ou em espaços não formais. O ProfEPT é ofertado na modalidade semipresencial e ministrado pela Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. É coordenado por um Comitê Gestor e pela Comissão Acadêmica Nacional.

• ANA_PAULA
  • MARINES