Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

ProfEPT/IFRO conclui qualificações de projetos da turma de 2018

Publicado: Quarta, 13 de Novembro de 2019, 09h44 | Última atualização em Quinta, 28 de Novembro de 2019, 12h17 | Acessos: 1044

SILVILENEEntre os meses de maio e novembro de 2019, dezenove estudantes do Mestrado Profissional em Rede Nacional em Educação Profissional e Tecnológica – ProfEPT submeteram-se ao exame de qualificação de suas pesquisas. As bancas examinadoras aconteceram das cidades de Porto Velho, Ji-Paraná e Colorado do Oeste.

Entre os estudantes que qualificaram a pesquisa, estavam Silvilene Brito de Melo e Celielson de Aguiar Brito, ambos de Guajará-Mirim e que foram orientados pela professora Drª. Sandra Ferrari, do Campus Vilhena. Silvilene Brito de Melo é professora de Língua Espanhola no Campus Guajará-Mirim e apresentou à banca o estudo que trata de “Variações linguísticas no processo de ensino-aprendizagem da Língua Espanhola na fronteira Brasil-Bolívia”. O projeto foi muito bem recebido pelos estudantes do Ensino Médio do Campus Guajará-Mirim e tem contribuído tanto para a melhoria do processo de ensino da língua espanhola, como também para a valorização cultural e a inclusão educacional dos estudantes do país vizinho. “Com o projeto da professora Sivilene nós nos sentimos acolhidos e nos sentimos incentivados a participar mais do curso. Entendemos que não precisamos ter vergonha de nossa Língua, de nossa cultura”, afirma o estudante J. M. C, que estuda no Brasil e possui dupla nacionalidade.

Celielson de Aguiar Brito, licenciado em Letras Português e suas respectivas Literaturas é servidor da Universidade Federal de Rondônia e professor voluntário junto ao curso de Pedagogia do Departamento Acadêmico de Ciência da Educação da UNIR, em Guajará-Mirim. Sua pesquisa, pautada nos princípios da pesquisa-ação, versa sobre a importância da escrita e da reescrita para a aprendizagem da Língua Portuguesa e oferece uma sequência didática útil para o desenvolvimento de competências de escrita e argumentação. Para o Coordenador Local do ProfEPT, Dr. Antonio dos Santos Junior, “[...] os trabalhos qualificados são de excelente qualidade e ajudam a cumprir os objetivos do ProfEPT, que se configuram em contribuir efetivamente para a melhoria dos processos de ensino-aprendizagem em Educação Profissional e Tecnológica. Destacamos, também, que algumas bancas examinadoras aconteceram no interior do estado, mostrando o compromisso institucional em interiorizar as ações de pós-graduação em nível stricto sensu”.

                O Diretor-Geral do Campus Porto Velho Calama, professor Leonardo Pereira Leocádio, destaca a importância do ProfEPT para a unidade e para a educação pública em Rondônia. “Esse programa de mestrado, o qual temos a honra de sediar, tem oportunizado pesquisas excelentes, comprometidas com a melhoria da educação pública em nosso estado em vertentes variadas, e isso nos deixa muito felizes, muito satisfeitos. Só temos a agradecer aos professores, ao coordenador local do programa, e aos alunos, por sua dedicação, responsabilidade e compromisso com a educação”, diz.

                A Chefe do Departamento de Pesquisa (Depesp) do Campus Porto Velho Calama e professora do ProfEPT, Xênia de Castro Barbosa reforça que a próxima etapa para os mestrandos “[...] é preparar o produto educacional encartado e a versão final da dissertação de mestrado, pois as defesas deverão acontecer até o final do mês de agosto de 2020”. A docente aproveita para informar aos interessados em participar do próximo processo seletivo do Mestrado ProfEPT, que acompanhem a portal do IFRO, pois o Exame Nacional de Acesso (ENA) para a turma de 2020 será lançado até o final de dezembro de 2019.

Bibliografia

A lista com as bibliografias que embasarão as questões do Exame Nacional de Acesso (ENA) ao Mestrado ProfEPT de 2020 já está disponível. O Exame será composto por 50 questões objetivas. Serão mais de 900 vagas distribuídas em todos os estados brasileiros. O Exame vai abordar as Bases Conceituais e Históricas da Educação Profissional e Tecnológica, as Metodologias de Pesquisa e as Teorias e Práticas de Ensino e Aprendizagem. Veja a bibliografia AQUI.

Sobre o ProfEPT

O ProfEPT é um programa de pós-graduação em educação profissional e tecnológica, com o Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em rede nacional, da área de Ensino, reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES do Ministério da Educação. O curso tem como objetivo proporcionar formação em educação profissional e tecnológica, visando tanto a produção de conhecimento como o desenvolvimento de produtos, por meio da realização de pesquisas que integrem os saberes inerentes ao mundo do trabalho e ao conhecimento sistematizado pertinente à educação profissional de nível básico ou em espaços não formais. O ProfEPT é ofertado na modalidade semipresencial e ministrado pela Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. É coordenado por um Comitê Gestor e pela Comissão Acadêmica Nacional.

  • ANA_PAULA
  • MARINES
  • SILVILENE
Fim do conteúdo da página
Consentimento para o uso de cookies
Este site armazena cookies em seu computador. Os cookies são usados para coletar informações sobre como você interage com nosso site e nos permite lembrar de você. Usamos essas informações para melhorar e personalizar sua experiência de navegação e para análises e métricas sobre nossos visitantes. Se você recusar, suas informações não serão rastreadas quando você visitar este site. Um único cookie será usado em seu navegador para lembrar sua preferência de não ser rastreado.