Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Campus Calama e Fapero discutem agenda conjunta de eventos de ciência e tecnologia

Publicado: Sexta, 11 de Outubro de 2019, 15h49 | Última atualização em Sexta, 11 de Outubro de 2019, 15h52 | Acessos: 309

Campus Calama Reunião Fapero

Servidores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Calama e da Fundação Rondônia de Amparo ao Desenvolvimento das Ações Científicas e Tecnológicas e à Pesquisa do Estado de Rondônia (Fapero) reuniram-se no dia 30 de setembro, em Porto Velho, para tratar de assuntos de interesse conjunto, dentre o quais, termo de Cooperação Técnico-Científica para ações de popularização da Ciência. A primeira atividade será a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT 2019) do Campus Porto Velho Calama, evento que tem a Fapero e o Governo do Estado de Rondônia como seus principais parceiros.

Um dos temas da reunião foi aquisição de laboratório de Robótica Educacional para o Campus Porto Velho Calama.  Segundo a Chefe do Departamento de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação do Campus Porto Velho Calama, Xênia de Castro Barbosa, “[...] a aquisição desse laboratório é condição indispensável para que o campus possa ofertar o Curso de Pós-Graduação em Robótica Educacional e avançar em pesquisas na área. Diante do quadro de escassez de recursos que estamos vivendo, o fato de a Fapero ter abraçado nosso projeto e estar envidando esforços para nos auxiliar na consolidação desse espaço pedagógico nos dá a esperança de conseguirmos materializar essa ação, que está prevista em nosso PDI e que é de grande interesse social”.

O Campus Calama está apoiando o lançamento de livros publicados com recursos do edital PAP Publica, no dia 15 de outubro (em referência ao Dia dos Professores), às 16h, no hall da Livraria Leitura, localizada no Porto Velho Shopping. A unidade ainda participa da construção de uma agenda conjunta de eventos de Ciência e Tecnologia (C&T) das instituições federais de ensino e pesquisa do estado.

Para o presidente da Fapero, Leandro Moreira Dill, a parceria entre as duas instituições “[...] é importante para ampliar o conhecimento público das ações da Fundação, e para a Fundação conhecer melhor os recursos humanos em pesquisa disponíveis no estado”.

Em relação ao evento de Lançamento dos Livros da Chamada PAP Publica, Leandro Dill estendeu o convite a todos os servidores do IFRO, informando que se trata da finalização do edital, em que os produtos (livros) serão transferidos à sociedade. Esclareceu ainda que os professores que se fizerem presentes no evento receberão exemplares dos livros lançados.

Fim do conteúdo da página
-->