Campus Porto Velho Calama é premiado no Fórum RNP

Publicado: Terça, 08 de Outubro de 2019, 16h15 | Última atualização em Terça, 08 de Outubro de 2019, 16h15 | Acessos: 870

Prêmio Fórum RNP

Durante o Fórum RNP (Rede Nacional de Ensino e Pesquisa), membros do CAIS (Centro de Atendimento a Incidentes de Segurança) se reuniram com gestores de tecnologia dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná (IFPR) e de Rondônia (IFRO) para a cerimônia do Projeto TOP5, que premia as instituições que mais erradicam vulnerabilidades de segurança de rede.

O evento ocorreu no dia 27/8. O Projeto TOP5 visa uma ação efetiva para a erradicação de algumas vulnerabilidades de segurança de rede. Nesse contexto, as duas instituições atuaram para a correção de falhas e vulnerabilidade que resultam numa estrutura de rede mais segura e resiliente a alguns tipos de ataques cibernéticos.

“É importante porque temos aprimorado as políticas de segurança com uso do novo Firewall que adquirimos, uma vez que conseguimos bloquear portas e rastrear vulnerabilidades específicas. O prêmio é um reconhecimento do esforço que fizemos em enrijecer a rede contra ataques de hackers ou quaisquer invasores à referida rede de computadores do campus”, afirma o Coordenador de Gestão da Tecnologia da Informação do Campus Porto Velho Calama, Cleyton Pereira.

No Campus Calama, do início do projeto (maio/2019), quando estavam registradas 222 notificações de vulnerabilidades, ao final do projeto (agosto/2019), zeraram-se as notificações de vulnerabilidades. Alcançando o percentual de 100% de notificações de vulnerabilidades tratadas.

No encerramento, foi entregue a cada instituição um voucher para curso de segurança na Escola Superior de Redes (ESR). Segundo o gerente do CAIS, Edilson Lima, esse projeto melhora o cenário da segurança de rede da instituição e, através da premiação, impulsiona a capacitação da instituição no tema de segurança. “Isso gera um ciclo que fortalece o nível de segurança das instituições”, afirma Lima, que ressalta também a participação ativa dos Pontos de Presença (PoPs) da RNP no Paraná e em Rondônia foi fundamental para o sucesso do projeto.

A 8ª edição do Fórum RNP foi realizada em Brasília de 26 a 28 de agosto de 2019, com tema “Desafios da Transformação Digital no Ensino e na Pesquisa Finalizando o Projeto TOP5 CAIS/RNP 2019”. Foram abordadas questões como segurança da informação, governança de tecnologia da informação (TI), além de debates com foco nas redes acadêmicas e as mudanças da internet no Brasil.

O evento é dirigido aos profissionais de Tecnologias de Informação e Comunicação, com temas de interesse dos gestores da área e ênfase na comunidade de instituições usuárias da RNP. Tradicionalmente, o Fórum tem atraído o interesse de diretores de TI de órgãos da administração pública, pró-reitores e reitores das universidades e institutos federais, bem como pesquisadores e alunos da área.