Coordenação do ProfEPT faz divulgação do impacto social do mestrado

Publicado: Terça, 08 de Outubro de 2019, 11h51 | Última atualização em Terça, 08 de Outubro de 2019, 12h03 | Acessos: 1005

seduc 3O Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (ProfEPT/IFRO) contribuiu com as atividades do Programa Escola do Novo Tempo, desenvolvido pela Secretaria de Estado da Educação (SEDUC/RO), através de formação sobre “Metodologias de Aprendizagem Ativa” para os professores da área de ciências humanas de escolas estaduais.

As atividades ocorreram no dia 23 de setembro, no Hotel Golden Plaza, quando o Coordenador do ProfEPT-IFRO, Antonio dos Santos Junior, apresentou aos professores de História, Geografia, Filosofia e Sociologia algumas estratégias, entre elas KWL, Learning Café e One Minute Paper, desenvolvidas por equipes de aprendizagem ativa.

O Programa Escola do Novo Tempo é uma iniciativa da SEDUC que visa a educação integral e o aprimoramento das práticas pedagógicas. A formação dos professores da Rede Estadual faz a multiplicação das ações do programa Vet Teacher for the Future - Brasil/Finlândia.

Atualmente ele acontece em 11 municípios do estado. Segundo Luciana Regina Nobre, da equipe de implantação do Programa Escola do Novo Tempo-EMTI/SEI/GEB/SEDUC, “foi uma oportunidade muito importante para os professores, pois puderam participar desse momento formativo com muita descontração e interesse. Ao mesmo em que se apresentava o tema para eles, foi propiciada a experiência de estar em uma aula com a utilização de metodologias ativas. Isso foi muito significativo, pois os professores manifestaram afinidade com o fazer docente já praticado nas escolas. Além disso, também despertou a curiosidade dos professores que lá estavam em pesquisar mais sobre o assunto para continuarem se apropriando destas metodologias, uma vez que passaram a reconhecer a importância das mesmas para o aprendizado dos jovens nas escolas de Ensino Médio”.

Para o Professor Antonio, a formação realizada foi uma amostra da disciplina Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica e serviu para divulgar para a equipe da SEDUC/RO as bases filosóficas da Educação EPT, desenvolvida pelo IFRO, e para divulgar o Mestrado ProfEPT, o qual tem novo Exame Nacional de Acesso no primeiro semestre de 2020.

• seduc_1
  • seduc_2