Campus Porto Velho Calama monta robô em impressão 3D

Publicado: Terça, 20 de Agosto de 2019, 10h25 | Última atualização em Terça, 20 de Agosto de 2019, 10h25 | Acessos: 1625

Montando meu primeiro robô Calama 9O IFRO (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia), Campus Porto Velho Calama, fez a montagem dos primeiros robôs maker Otto via impressão 3D. Em workshop realizado no dia 15/08, além da montagem a partir da impressão no laboratório do próprio campus, foi possível aprender sobre robótica e a definir o comportamento do robô usando a tecnologia Arduíno. Participaram estudantes do Curso Técnico em Informática e integrantes do Grupo de Pesquisa em Soluções Tecnológicas (GoTec/IFRO).

Segundo os professores Felipe Nogueira Matos e Silvio Luiz de Freitas, a atividade colaborou para construir, codificar e aprender sobre arte e criatividade, uma vez que um robô não é apenas eletrônica e programação, mas também design. Na criação, é possível alterar a aparência de Otto com recortes, papel artesanal e acessórios impressos em 3D, desenvolvendo a criatividade do estudante, assim como qualidades de concentração, perseverança e atenção aos detalhes.

Após a montagem, os participantes aprenderam a modificar o comportamento do robô alterando o código do Arduino e experimentaram diferentes ações com o robô. Otto é opensource, o que significa que o hardware é discernível para que outros possam fazê-lo, além de ser compatível com Arduino, 3D imprimível e personalizável. O workshop foi ministrado pelo líder do clube de construtores de Otto no Brasil, Tiago Caussa, em parceria com os docentes do campus.

• Montando_meu_primeiro_robô_-_Calama_2
  • Montando_meu_primeiro_robô_-_Calama_3