IFRO sediará Seminário da Rede Internacional de Pesquisa em Agroculturas Amazônicas e Seminário Regional do ProfEPT
Nos dias 22 e 23 de agosto de 2019, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) sediará nos Campi Porto Velho Zona Norte e Porto Velho Calama o IV Seminário Internacional “As fronteiras agroculturais na Amazônia: Histórias contestadas, culturas emergentes, territorialidades nacionais”. O tema é fruto de pesquisas desenvolvidas pela Rede Internacional de Pesquisa em Agroculturas Amazônicas, subsidiada pelo Conselho de Pesquisa em Artes e Humanidades do Reino Unido (Arts and Humanities Research Council - UK-AHRC). O evento discutirá ainda os desafios da história, da cultura e das identidades amazônicas no contexto de expansão da fronteira agrícola na Amazônia.
Fernanda Léia Souza Estevão, servidora do Campus Guajará e aluna do ProfEPT, afirma que “o IV Seminário Internacional de Agroculturas Amazônicas e o I Seminário Regional do ProfEPT foram recebidos com muita alegria pelos estudantes do Mestrado, porque são uma oportunidade ímpar de aprendizagem. É uma alegria podermos apresentar as pesquisas que estamos desenvolvendo no ProfEPT e aprender com grandes nomes da ciência, como o professor Antonio Ioris (Cardiff University), Bóris Marañon Pimentel (Universidad Nacional Autónoma do México), Geoff Goodwin (Oxford University), dentre outros”.
Conforme o Diretor-Geral do Campus Calama, Leonardo Pereira Leocádio, os encontros proporcionados pelo Seminário trazem atividades de mobilidade e internacionalização para o município de Porto Velho. O IFRO já envia servidores e estudantes para o exterior, e agora recebe “recursos humanos da mais alta qualificação para sediar eventos dessa magnitude em nossa instituição. Estamos honrados com a parceria, faremos o possível para acolher bem a todos os convidados e desejamos que muitos outros frutos resultem desta parceria”.
Para a docente do Programa de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT/IFRO), Xênia de Castro Barbosa, essa “é uma excelente oportunidade para discutir temas concernentes à diversidade amazônica que estão na ordem do dia, além de ser uma ocasião relevante para a internacionalização das ações de pesquisa, ensino e extensão do IFRO. Fico feliz pelo IFRO ter aderido à proposta e aprender com pessoas tão experientes. Seremos sempre gratos ao professor Vitale e ao professor Ioris pelo convite e por confiar em nós para sediar o evento”.
ProfEPT
Na mesma data, o Programa de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) realizará, de modo integrado à Programação do IV Seminário Internacional de Agroculturas Amazônicas, seu I Seminário Regional. Com o tema Diversidade e Inclusão, a proposta dialoga com a temática do evento paralelo, na medida em que aborda a problemática da diversidade amazônica na perspectiva da inclusão educacional.
Para se inscrever e conferir a programação acesse: https://www.even3.com.br/seminarioeptdaamazonia/
Para mais informações ou para submeter proposta de resumo expandido para os Grupos de Trabalho escreva para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
Redes Sociais