Alunos do Calama concorrem vaga para participar do Parlamento Juvenil do Mercosul
Dois estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) Campus Porto Velho Calama, estão concorrendo a uma vaga na 5ª Seleção Nacional para participação no Parlamento Juvenil do Mercosul (PJM). Tony Andrew Padilha da Silva e Gustavo Brito Bezerra Siqueira, do Curso Técnico em Informática, participam da seleção. Para votar é necessário ser estudante com faixa etária entre 14 a 18 anos e acessar o seguinte link: http://pjm.mec.gov.br/candidatos-por-estado/candidatos-ro até o dia 30 de novembro.
Seleção
As inscrições para concorrer a uma vaga (será classificado 1 aluno por estado) iniciaram-se em agosto de 2018 e foram até setembro, por meio de submissão de projeto e ficha de inscrição. Após a etapa das inscrições, os projetos foram avaliados e o resultado final dessa análise veio em outubro/2018. Foram selecionados 3 alunos do estado de Rondônia.
Após a aprovação dos projetos em outubro, iniciou-se o período de campanha, no qual cada um dos concorrentes teve liberdade para anunciar suas propostas nas redes sociais e compartilhar com a comunidade acadêmica.
Perfis
Em seu perfil no site do PMJ, Gustavo Brito Bezerra Siqueira, que é monitor, bolsista de Iniciação Científica e colaborador em Projetos, destaca que: “Sempre tracei minha vida acreditando no poder da inclusão, só assim podemos alinhar a individualidade com a diversidade em prol de uma sociedade mais igualitária e harmônica”.
O projeto apresentado pelo estudante intitulado “Conectando Gerações” propõe, através de um ciclo de oficinas, vincular os idosos, os jovens e o mundo globalizado e tecnológico presente na atualidade. Fazendo com que o público da terceira idade, mesmo depois da aposentadoria, possa se inserir e se conectar com os novos acontecimentos e mudanças, contando com uma maior autonomia, lazer e dinamização no âmbito local. Confira mais informações AQUI.
Já Tony Andrew Padilha da Silva, que atua como empreendedor de ideias a partir de projetos de inclusão social, acredita que “[...] educar é a melhor via para se alcançar a transformação social, pois é a partir do saber que se obtém criticidade”.
Seu projeto intitulado “Share Good Things” visa desenvolver ideias empreendedoras sociais a partir de mídias eletrônicas com a interação da comunidade, propondo engajamento para a transformação social, desenvolvendo ações de conscientização social e empreendendo as artes produzidas pelos jovens acadêmicos do Estado. Saiba mais detalhes AQUI.
Parlamento Juvenil do Mercosul
O PJM tem como objetivo favorecer e promover o protagonismo juvenil, abrindo espaço para diálogos e discussões acerca de temas ligados à educação, como: inclusão educativa, participação cidadã, direitos humanos, diversidade de raça, etnia e gênero, integração regional e trabalho. Assim, voltados para o tema principal – “O ensino médio que queremos” –, os jovens elaborarão propostas que abordam as necessidades e anseios comuns ao MERCOSUL.
O PJM também ajudará os jovens a compreender o mundo, resolver problemas e atuar de forma cidadã, ética e responsável em sua comunidade e na sociedade, desenvolvendo competências e habilidades como o domínio da linguagem, compreensão de fenômenos, enfrentamento de situações-problema, construção de argumentação e elaboração de propostas, que são as competências principais da matriz de referência do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Redes Sociais