Alunos do Campus Calama participam da 2ª fase da Olimpíada de Matemática dos Institutos Federais

Publicado: Terça, 06 de Novembro de 2018, 15h54 | Última atualização em Terça, 06 de Novembro de 2018, 17h51 | Acessos: 1886

FOTO 3 OMIF

Alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Calama, participaram da 2ª fase da Olimpíada Internacional de Matemática dos Institutos Federais (OMIF), realizada de 19 a 21 de outubro no Instituto Federal Sul de Minas - Campus Muzambinho. Dentre os objetivos do evento estavam os de integrar os alunos da Rede Federal e ampliar os conhecimentos na área de matemática.

Para a segunda fase da competição foram selecionados 347 alunos de todo o país, que obtiveram um número de acertos superior a 20 questões das 30 aplicadas na prova da 1ª etapa e/ou o melhor colocado de cada campus.  A primeira etapa contou com a participação de 12.300 alunos de 150 campi dos Institutos Federais.

Dentre os participantes do Campus Calama estava o estudante Matheus Machado dos Santos, que cursa o 2º Ano de Informática – Matutino, “acredito que a 2ª fase da OMIF foi uma excelente oportunidade de promover o encontro e o surgimento de talentos da matemática na rede federal, além de possibilitar uma integração entre alunos e professores de diversos IFs, os quais trocaram suas experiências, reconheceram semelhanças e diferenças entre os campi”, destacou.

Victória Machado de Lima, do 3º Ano de Informática (Matutino), também participou da Olímpíada. “Algo interessante é que o objetivo central do evento não era a prova e a competição em si, mas sim a integração entre os IFs de todo o Brasil. Além disso, por meio das Olimpíadas podemos ver ‘um lado diferente da matemática’ e que ela não é apenas fazer ‘continhas’”, ressaltou a jovem.

Para Gregory Anziliero, do 4º ano do Curso Técnico em Eletrotécnica, a Olimpíada foi “[...] uma experiência de desafio matemático e uma oportunidade de conhecer outras realidades além de conhecer pessoas que se interessam pelo mesmo assunto. As medalhas também são um enorme incentivo”.

O Professor de Matemática, Rodrigo Ruiz Brasil, que acompanhou os alunos, ressaltou a importância do evento para a comunidade estudantil e docente. “Professores e alunos puderam conhecer a realidade de outros alunos e ver o quão grande pode ser um campus. Parabenizo os professores Cléber, Luiz e Maily dos Campi Ji-Paraná, Colorado D’Oeste e Cacoal, respectivamente, pelo apoio e dedicação aos seus alunos. E que venha a OMIF em 2019”, agradeceu.

Saiba mais sobre a Olimpíada Internacional de Matemática dos Institutos Federais (OMIF) através do seguinte link: https://bit.ly/2P9Ac70

• FOTO_3_-_OMIF
  • foto_1_-_omif