Campus Porto Velho Calama reúne estudantes e pesquisadores na IV Semana de Física

Publicado: Quinta, 25 de Outubro de 2018, 12h38 | Última atualização em Quinta, 25 de Outubro de 2018, 12h38 | Acessos: 1168

convite

Iniciou nessa quarta-feira, 24/10, a IV Semana de Física “A Física a serviço da humanidade” do IFRO (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia), Campus Porto Velho Calama. O evento segue até a próxima sexta-feira, dia 26, com atividades diversas, realizando a divulgação científica e a integração da comunidade com o conteúdo de Física tratado nas universidades e também nas áreas básicas da educação. A Semana de Física realiza, ainda, a integração das atividades de ensino, pesquisa e extensão, com o intuito de desmistificar a ideia de que a ciência é restrita a grupos seletos.

O professor Hualan Patrício Pacheco explica que a ciência de maneira geral, assim como os conteúdos da Física e suas disciplinas transversais, pode ser entendida de maneira simples e praticada de igual forma. No primeiro dia de evento estava agendada a 3º Corrida de Carrinhos de Ratoeira, em que estudantes dos cursos do ensino médio do campus usam a criatividade para desenvolver protótipos de carros com base em propulsão gerada por molas de ratoeiras, visando alcançar o máximo de distância.

Para esta quinta-feira, 25, a partir das 19 horas, ocorre a palestra “O Papel da Física, Biofísica e Bioinformática nos Últimos Avanços das Ciências da Saúde” e em seguida terá o Show da Física. E na sexta, 26, as programações serão também no período noturno e preveem os seguintes eventos: “Aspectos Experimentais de Óptica Física e Geométrica”, “A construção de um planisfério para reconhecimento de constelações”, “Equações Diferenciais Aplicadas à Física”, “A utilização de Laboratórios virtuais para o aprendizado em Física” e “Tutorial de configuração e utilização de calculadoras científicas”.

Mais informações estão no site do evento: AQUI.