Campus Porto Velho Calama realiza atividades em comemoração ao Dia do Químico

Publicado: Quarta, 04 de Julho de 2018, 19h09 | Última atualização em Quarta, 04 de Julho de 2018, 19h15 | Acessos: 1729

Campus Calama Dia do Químico 2

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Calama, comemorou o Dia do Químico com diversas atividades. Estudantes do curso técnico em Química e alunos do 9º ano da Escola Estadual Dr. José Otino de Freitas participaram da programação. Várias disciplinas do curso foram contempladas tais como: Química Ambiental, Físico-Química, Química Orgânica e Química Geral. Realizado no dia 19 de junho, o evento ocorreu no miniauditório e auditório da unidade.

Segundo o professor Alzemir, a realização do evento foi de vital importância, pois a Química é uma das áreas do conhecimento que exige maior comprometimento e responsabilidade por parte de seus profissionais. O educador ressaltou que um bom químico deve investir constantemente em seu aperfeiçoamento, e estar sempre bem informado a respeito das novas descobertas científicas e inovações tecnológicas que surgem diariamente. Para ele, o bom químico, além de ter uma formação sólida, deve estar atento ao seu papel fundamental no relacionamento com a sociedade, destacando os inúmeros benefícios que a Química promove em nossa qualidade de vida.

As atividades contaram com tutoria dos docentes da área: Alzemir Ferreira, Jamile Mariano, Josenaldo Porto, Lais Helena, Maria Galdízia e Maria Odaise, além da colaboração de Sara Passos, Técnica em Assuntos Educacionais e Denise Cristina, Assistente em Administração.

Sobre o Dia do Químico

O dia 18 de junho foi escolhido como o Dia Nacional do Químico, pois, nessa data, no ano de 1956, foi promulgada pelo então Presidente Juscelino Kubitschek a “Lei Mater dos Químicos” – Lei nº 2800/56. Essa data teve muita importância para os profissionais da Química no Brasil, pois a lei dispôs sobre o exercício da profissão de Químico e também criou os Conselhos de Química: CFQ/CRQs (Conselho Federal de Química/Conselhos Regionais de Química).

Com isso, os químicos deixaram de ser uma classe praticamente desconhecida no Brasil, melhorando a qualidade dos produtos nacionais. O contingente de profissionais da Química integra as seguintes categorias: Técnicos em Química, Bacharéis/Licenciados em Química, Químicos Industriais ou Tecnólogos equivalentes, Engenheiros Químicos e suas especializações, entre outros.

O leque de opções permite ao profissional da Química ocupar cargos de relevância em indústrias químicas, farmacêuticas, de alimentos, cosméticos e têxteis, em instituições de ensino de nível superior e médio, em órgãos de controle e fiscalização, no comércio, na agricultura e nas ciências forenses.

• Campus_Calama_-_Dia_do_Químico__1
  • Campus_Calama_-_Dia_do_Químico__2