Acadêmicos de Física do Calama atuam em escolas de Porto Velho

Publicado: Quarta, 04 de Julho de 2018, 18h46 | Última atualização em Quarta, 04 de Julho de 2018, 18h55 | Acessos: 1096

Campus Calama PDVL 4

Acadêmicos da Licenciatura em Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Calama, atuaram em escolas públicas de Porto Velho (RO) por meio do Programa Internacional Despertando Vocações para Licenciatura (PDVL). O objetivo das atividades propostas foi o de despertar o interesse dos alunos do ensino médio pela Física e incentivá-los a ingressar no curso de Licenciatura em Física.

O atual Projeto do PDVL vem sendo executado desde agosto/2017, com apoio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), e neste semestre contou com o apoio da disciplina de Metodologia de Projetos Integradores e de Extensão.

Sob coordenação das Prof.ª Márcia Barbosa e Neusa Rocha, com o apoio da Prof.ª Débora Feitosa e demais colaboradores do PDVL, o grupo formado por acadêmicos do 1º, 3º e 7º períodos do curso de Licenciatura em Física atuaram nas Escolas Castelo Branco, Mariana, Flora Calheiros e Jesus Burlamaqui com as seguintes ações: monitoria, reforço, palestras, revitalização de laboratórios e apresentação de experimentos de baixo custo com objetivo de desmistificar o ensino de Física.

Para concluir as ações nas escolas, os acadêmicos realizaram o “O Dia da Física”, momento em que apresentaram uma Mostra de Experimentos de Física, buscando demonstrar a relação entre teoria e prática.

O PDVL tem contribuído com as escolas e alunos da rede pública de ensino de Porto Velho, assim como para a formação inicial dos licenciandos em Física do IFRO Campus Calama. Nessa perspectiva, as atividades de extensão contribuem para o desenvolvimento do acadêmico através da relação com o mundo do trabalho, propiciando a troca de saberes entre a academia e a escola básica.

• Campus_Calama_-_PDVL__1
  • Campus_Calama_-_PDVL__2