2° Corrida de Carrinhos de Ratoeira reúne 240 competidores no Calama

Publicado: Sexta, 27 de Outubro de 2017, 11h55 | Última atualização em Quarta, 18 de Abril de 2018, 18h38 | Acessos: 3000

corrida ratoeira

Aproximadamente 240 estudantes participaram da 2° Corrida de Carrinhos de Ratoeira no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Calama. Divididos em 68 grupos, a competição neste ano premiou os discentes com medalhas de ouro, prata e bronze e com troféus para as equipes mais bem colocadas das duas categorias (Graduação e Ensino Médio).

Organizada pela Coordenação do Curso de Licenciatura Física, a atividade contou ainda com a presença de duas equipes formadas por alunos externos ao Instituto, pertencentes à Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Prof. Daniel Neri da Silva e ao Instituto Laura Vicuña, ambos da capital.

Durante a produção dos carrinhos e no torneio são trabalhados conceitos físicos, como força elástica (presente na força que a ratoeira faz para a fita dental girar o eixo traseiro); velocidade (o movimento inteiro do carrinho possui uma velocidade); gravidade (que está atuando em todo momento o carrinho para o centro da Terra); força normal (presente a todo momento por estar em sentido oposto a direção da terra); potencial cinético (o movimento presente na hora que o carrinho começa a andar); tração (a corda está gerando tração e faz o eixo girar, movimentando o carrinho); e atrito (a roda do carrinho está em atrito a todo momento com o chão, além do carrinho estar em atrito com ele mesmo, além do ar).

“É muito revigorante para a atividade docente observar os alunos se dedicando de maneira tão brilhante a atividades que são propostas por nós professores, esta dedicação é observada nos modelos diversos que são descritos e construídos pelos discentes, que agem como se fossem os maiores conhecedores e engenheiros dos componentes que construíram, respondendo de maneira firme aos questionamentos que são colocados quando perguntados por que escolheram aquele modelo de carro e deixaram de lado outros”, diz o Professor de Física, Hualan Patrício.

Durante as seletivas, a equipe Ratwheels alcançou 49,10 metros, distância não alcançada na edição de 2016.  Porém, no dia da competição, a equipe não conseguiu o mesmo desempenho e terminou ocupando o quarto lugar do pódio. No resultado final do Ensino Médio, as melhores pontuações ficaram com representantes do Curso Técnico em Eletrotécnica:

1° colocado: 3° ano Eletrotécnica - Matutino

Equipe Monstrinho II: Jackline Sousa Silva, João Victor de Lima e Kelvin Alessandro Prata Santos

2° colocado: 1° ano Eletrotécnica - Matutino

Equipe Correria 157: Adriano Camargo de Araújo, Roberto Egues Nobre, Arthur da Silva Oliveira e

Alan Costa Pereira

3° colocado: 3° ano Eletrotécnica - Matutino

Equipe Alpha 7: Gregory Anziliero, Jonathan Gustavo da Silva Coelho e Iuri de Paula Jordão Gomes.