Campus Calama apoia debates e eleição do Grêmio Estudantil

Publicado: Sexta, 06 de Outubro de 2017, 12h41 | Última atualização em Quarta, 18 de Abril de 2018, 18h37 | Acessos: 2425

Grêmio Estudantil Calama 1

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Calama, realizou nesta quinta-feira, dia 05, a eleição para a nova diretoria do GRIFO (Grêmio Estudantil do Campus Porto Velho Calama). O período de votação ocorreu das 8 às 19 horas, com duas chapas concorrendo: Nova Ágora (Chapa 1) e Quantum (Chapa 2).

No dia anterior, 04/10, no Auditório do Campus Porto Velho Calama, ocorreram os debates entre os concorrentes, nos períodos da manhã e da tarde. Para o Campus Calama, a realização do debate eleitoral entre estudantes traz a conscientização dos discentes acerca das propostas de cada uma das chapas que compõem o processo de escolha para o Grêmio Estudantil. Neste ano, o campus buscou ampliar o apoio institucional, com a colaboração de servidores, para a realização de um processo eleitoral organizado e eficaz, incentivando os debates entre as chapas concorrentes e a exposição de propostas e ideologias.

“Foi uma grande experiência, dado o fato de eu poder participar da decisão, no caso, o futuro do corpo discente. Acho isso muito importante, devemos participar desse tipo de evento, pois é o nosso futuro que está em ‘jogo’”, afirma o estudante Anthony Rafael Neves Silva, que ocupou o cargo de Comunicador da Comissão Eleitoral.

Para a atual Coordenadora Geral do Grêmio, Laura Rafaela da Silva Viana, “a Comissão Eleitoral foi organizada por meio dos alunos que se voluntariaram para fazer parte dela. Como coordenadora geral do grêmio e aluna que já participou de processo eleitoral, estou acompanhando a comissão de perto e percebi que eles estão sendo muito autônomos. A participação dos servidores do campus também está sendo muito importante”.

Puderam votar somente alunos do Campus Porto Velho Calama. Uma experiência que para o estudante do 1º ano do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, Tony Andrew Padilha da Silva, foi muito benéfica. “O voto é muito importante, pois é um dever de todo cidadão. Vejo isso como uma oportunidade vantajosa, poder participar do processo de eleição da nova comissão do grémio estudantil e também poder participar de uma das chapas que concorrem ao posto. É uma iniciativa diferente, pois em muitas escolas não existe uma comissão estudantil, assim como na minha antiga escola não tinha e aqui no IFRO Campus Calama nós temos essa oportunidade. Isso para mim é um motivo de grande honra”, concluiu o discente.

• Grêmio_Estudantil_Calama_1
  • Grêmio_Estudantil_Calama_10