Mostra de pontes de palitos de picolé é apresentada no Campus Calama

Publicado: Terça, 26 de Setembro de 2017, 13h03 | Última atualização em Quarta, 18 de Abril de 2018, 18h37 | Acessos: 4580

Pontes de Palitos de Picolé 1

Uma mostra de pontes de palitos de picolé aconteceu como comemoração ao Dia do Técnico em Edificações do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Calama. Participaram da Mostra cerca de 100 alunos, divididos em 25 grupos.

Realizado no dia 22 de setembro, no Auditório do IFRO Campus Porto Velho Calama, o evento também foi composto por palestras, em que estavam mais de 250 alunos, divididos nos três turnos, para contemplar os matriculados nos cursos técnicos integrado (diurno) e subsequente (noturno). O Dia do Técnico em Edificações é comemorado em 23 de setembro e este ano caiu num sábado.

As palestras foram realizadas com o Engenheiro Civil Gesson Magalhães, representante do CREA-RO, e com o Engenheiro Civil do Tribunal de Justiça (TJ-RO) e egresso do Curso Técnico Subsequente em Edificações, Charles Henrique Andrade, com o tema “Qual a função do técnico em edificações na construção civil em Porto Velho”. Houve ainda sorteio de utensílio da profissão, entre eles trena, capacete, livro, entre outros, além da Quebra das Pontes de Palito de Picolé.

Segundo os organizadores, a construção de pontes exige conhecimento profundo de cálculos estruturais e de materiais por parte de quem as projeta. “Participar da I Mostra de Pontes de Palitos de Picolé do IFRO foi uma oportunidade sem igual. Através deste evento, nossa equipe teve a oportunidade de aplicar os conhecimentos adquiridos a fim de construir a ponte. Também foi um grande desafio para nós e uma grata surpresa obter o resultado que alcançamos! Ao comemorar o dia do técnico em Edificações na instituição, tivemos o privilégio de integrar com os demais alunos do curso, prestigiar o trabalho de cada um e ver que independente do resultado foi uma linda forma de comemorar. Afinal de contas, a construção do nosso sonho é capaz de construir outros sonhos”, afirmou a aluna do Curso Técnico em Edificações, Ismailde Araújo.

Para o Coordenador do Curso Técnico em Edificações, Celso José Roberto Soares Júnior, “a ideia da comemoração do dia Técnico em Edificações foi a priori desenvolvida para fortificar o curso e aproximar os alunos. A palestra ministrada pelo Gesson do CREA foi também primordial para os discentes conhecerem  sobre o conselho que os apoiará futuramente e por fim a competição de palito de picolé para os alunos utilizarem toda a teoria de estruturas e física na prática durante a execução da ponte”.

“O evento foi ótimo, pois proporcionou um momento de integração entre os alunos, podendo mostrar nossa habilidade e desenvolvimento na elaboração das pontes de palitos de picolé. Ver o resultado do empenho da equipe foi gratificante, pois elaboramos bem nossa ponte para conseguirmos que ela aguentasse bastante. Gostei bastante da iniciativa dos professores e em minha opinião foi o melhor evento desse ano”, disse o estudante de Edificações, Isaías César Macêdo.

Atualmente o Campus Calama possui 11 professores, entre Engenheiros Civis, Técnicos em Edificações e Arquitetos, e 209 estudantes matriculados no Curso Técnico em Edificações Integrado ao Ensino Médio, que já formou 133 técnicos nos últimos seis anos. No Subsequente em Edificações, estão matriculados 47 alunos e outros 32 já formados. O Curso Técnico em Edificações forma profissionais da construção civil que atuam no planejamento, execução e controle de obras.

• Calama
  • Pontes_de_Palitos_de_Picolé_1