Calama realiza atividades de prevenção ao suicídio
As ações do Setembro Amarelo estão sendo realizadas no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Calama. Durante todo o mês de setembro acontecem em alusão à campanha nacional ações que visam a prevenção ao suicídio.
Entre as atividades realizadas, a comunidade estudantil foi convidada a construir um mural coletivo com o seguinte questionamento: “O que você diria para alguém que pensa em suicídio?”. E os alunos do 2º ano do Curso Técnico em Eletrotécnica, do período matutino, estão promovendo o “Correio Esperança”, com intuito de motivar os alunos a enviarem frases de esperança e motivação a algum colega do campus.
As atividades envolvem alunos e servidores do Campus Calama e tem por objetivo a conscientização sobre a questão do suicídio com foco na prevenção. Segundo o responsável pelas atividades no campus, Junior Cezar da Silva, é “fundamental tocar nesse assunto, muitas pessoas sofrem caladas porque não querem se expor e acabam tirando a própria vida em um momento de desespero, isso é algo impactante e falar sobre o tema é a melhor solução”.
A aluna de Eletrotécnica, Danielle Menezes Marrieli, fala sobre a importância das atividades. A discente ainda lembra que a “questão do bullying no ambiente escolar pode potencializar as pessoas a cometerem suicídio”.
As atividades seguem até a finalização deste mês. O Setembro Amarelo tenta realizar conscientização em relação à prevenção do suicídio, com o objetivo direto de alertar a população a respeito da realidade do suicídio no Brasil e no mundo e suas formas de prevenção. Ocorre desde 2015, por meio de identificação de locais públicos e particulares com a cor amarela e ampla divulgação de informações.
Redes Sociais