Campus Calama faz lançamentos de foguetes de garrafas PET

Publicado: Terça, 16 de Mai de 2017, 12h52 | Última atualização em Quarta, 18 de Abril de 2018, 18h37 | Acessos: 3286

Vencedores da Competição

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Calama, realizou no sábado, 13/05, atividades referentes à XI Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG). Participaram cerca de 50 alunos dos cursos técnicos integrados ao ensino médio. A competição tem como objetivo a aplicação dos conceitos que foram explorados no Curso de Extensão "Viajando pela Astronomia e Astronáutica".

Segundo o Professor de Física, Hualan Patrício Pacheco, que organizou a Mostra no Campus Calama, “as práticas tiveram início às 9 horas e findaram às 12 horas do mesmo dia, foi possível obter valor máximo alcançado para o lançamento de 153,6 metros realizado pelos alunos campeões nos anos de 2011, 2012 e 2013, Felipe Israel e Paulo Henrique Gouveia, egressos do Curso de Técnico Integrado em Edificações”. Entre os alunos que estão cursando o ensino médio o valor máximo foi de 141,6m para os alunos Emílio Gabriel dos Santos, Leandro de Souza Carvalho e Rafael Alves de Oliveira, seguidos pelos 126,5m das alunas Mel Naomi, Alice Menezes e Camila Felini.

Os alunos vencedores, que cursam o 1º ano do Curso Técnico Integrado em Edificações, avaliam que "o que nós levamos da competição não é somente o conhecimento sobre Física ou sobre a construção desse tipo de foguete, mas também que o trabalho em equipe juntamente com a dedicação e o desejo de sempre buscar melhorar pode representar um grande papel ao longo desse processo. Mesmo com alguns erros técnicos durante o lançamento, nossa equipe alcançou a meta que era ultrapassar os 1,20m e garantiu a vitória. E apesar desse ser o nosso primeiro ano participando da MOBFOG, aprendemos bastante. Embora tenhamos conseguido o primeiro lugar, continuaremos aprimorando o nosso modelo para que no próximo ano possamos superar essa distância”.

O intuito de organizar a competição foi a retomada destas atividades que há muito haviam sido deixadas em segundo plano e que agora têm sido exploradas de forma completa novamente. Conforme os organizadores, o funcionamento e concepção destes projetos envolvem conceitos que são multidisciplinares, desta forma, o estudo de reações químicas e princípios de estequiometria, bem como a pressão atmosférica e movimentos de projéteis são conceitos que devem ser dominados pelos alunos para que estes sejam bem sucedidos no que foi proposto.

"Depois de quatro anos após a conclusão do curso, recebemos o convite do Professor Tarso Leite para participar da MOBFOG 2017. Para nós, isso foi relembrar os bons êxitos obtidos nas edições anteriores (2011, 2012 e 2013) e que nos deu a oportunidade de representar a instituição nas edições nacionais de Mostra de Foguetes, como a que aconteceu em Florianópolis (SC), por exemplo, o que é muito gratificante para nós, enquanto alunos do IFRO. Hoje, vamos levar mais esse momento em nossas lembranças”, afirmaram os egressos do curso de Técnico em Edificações, Felipe e Paulo Henrique.

• Egressos
  • Foguete_dos_Egressos