Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

II Congresso Norte-Nordeste do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência será realizado no Campus Calama do IFRO no mês de maio

Publicado: Sexta, 06 de Março de 2026, 21h34 | Última atualização em Sexta, 06 de Março de 2026, 21h35 | Acessos: 6813

Banner divulgaçãoO evento ocorrerá paralelo ao II Fórum de Pesquisa, Educação, Ciência e Tecnologia do Estado de Rondônia (II FOPER).

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), por meio do Campus Porto Velho Calama, sediará o II Congresso Norte-Nordeste PIBID (II CONENORT PIBID) e o II Fórum de Pesquisa, Educação, Ciência e Tecnologia do Estado de Rondônia (II FOPER), que ocorrerão de 12 a 15 de maio de 2026, em formato híbrido, no município de Porto Velho.

Com o tema “PIBID em Movimento: Diversidade, Inovação e Resistência na Formação Docente”, os eventos pretendem reunir estudantes de licenciatura, bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), professores da educação básica e superior, pesquisadores e gestores de diversas regiões do Brasil, promovendo o intercâmbio de experiências, pesquisas e práticas pedagógicas.

A programação inclui palestras nacionais, mesas-redondas, comunicações orais, apresentação de pôsteres, mostra didático-tecnológica, minicursos e atividades culturais, ampliando os espaços de diálogo sobre políticas educacionais, diversidade, inclusão e formação docente.

Entre os palestrantes confirmados estão o Prof. Dr. Daniel Cara (Universidade de São Paulo), a Profa. Dra. Letícia Carolina Pereira do Nascimento (Universidade Federal do Piauí), a Profa. Dra. Lucélia Cavalcante (Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará) e a Profa. Dra. Andréia Nunes Militão (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), referências nacionais nas áreas abordadas.

Os eventos também priorizam acessibilidade e inclusão, com previsão de intérpretes de Libras, materiais acessíveis e orientações específicas para submissão de trabalhos em formatos inclusivos, reafirmando o compromisso institucional com a participação ampla e equitativa.

Os acadêmicos e servidores do IFRO terão isenção da taxa de inscrição, sendo necessário apenas identificar a instituição no momento do cadastro no site do evento.

Pela relevância institucional e regional, o II CONENORT PIBID e o II FOPER configuram-se como uma oportunidade estratégica de formação continuada, integração institucional e fortalecimento das licenciaturas e da pesquisa em educação no âmbito do IFRO.

As inscrições poderão ser feitas pelo site do evento no endereço eletrônico: www.conenort.com.br.

Fim do conteúdo da página