Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Docente do Campus Calama participa de encontro nacional sobre práticas STEAM

Publicado: Sexta, 26 de Setembro de 2025, 12h18 | Última atualização em Sexta, 26 de Setembro de 2025, 12h18 | Acessos: 14873

Participantes de Rondônia no encontro nacionalA Professora Camila Serrão, do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Calama, participou no início de setembro do Encontro Nacional de Educação STEAM 2025, realizado no Centro de Inovações da Universidade de São Paulo (USP).

Selecionada como bolsista da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), promotora do evento, a docente esteve entre cerca de 200 professores e gestores de todo o país que discutiram estratégias para fortalecer a educação básica e técnica por meio da abordagem STEAM — sigla em inglês para Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática.

Durante a programação, que contou com oficinas práticas, painéis temáticos e palestras com especialistas nacionais e internacionais, foram debatidos temas como inteligência artificial, integração STEAM & Inglês, cultura maker, arte interativa e criação de espaços escolares inovadores. Segundo Camila Serrão, o encontro foi “muito proveitoso” por possibilitar a troca de experiências com educadores de diferentes regiões e o fortalecimento de redes de colaboração.

No Campus Calama, a abordagem STEAM já vem sendo aplicada em projetos interdisciplinares, como as Práticas Integradoras e os projetos de iniciação científica, buscando o protagonismo dos estudantes”, destacou. Além de compartilhar experiências, os participantes se integraram com profissionais de outros estados. Segundo Camila, ela estará participando com as demais pessoas dos institutos federais no Grupo do Pará e reforça que é importante incentivar os demais colegas a participarem dessa discussão.

 

Fim do conteúdo da página