Campanha literária celebra o amor e a amizade com livros e doações
Desde 2014, a Biblioteca do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Calama, tem promovido campanhas de arrecadação de livros que unem cultura, solidariedade e afeto.
Coordenada pela Bibliotecária Miriã Santana da Veiga, a iniciativa já arrecadou mais de seis mil obras literárias, formando acervos tanto no campus quanto em comunidades como o Vale do Puruzinho, no Lago do Cuniã, uma reserva ambiental no Estado.
Durante o mês de junho, a campanha ganha uma roupagem especial: o Dia dos Namorados é ressignificado como o "Dia do Amor e da Amizade". A biblioteca é decorada com corações, poesias e flores de papel feitas pela equipe de servidores, com inspiração em tutoriais da internet. A programação inclui sorteios de livros e chocolates, correio elegante e até uma playlist de músicas calmas para aliviar a tensão das provas.
“O tema da campanha é ‘estar afim de romance é ler um livro’”, explica Miriã. “Não defendemos só o Dia dos Namorados, mas sim o amor e a amizade como formas de conexão entre as pessoas e com a leitura”. Neste ano, as doações estarão focadas em livros de Literatura e de Filosofia. A ação tem forte envolvimento da comunidade escolar. Os alunos param para ler, tiram fotos, perguntam sobre os autores e, muitas vezes, encontram os livros no acervo.
“Temos o maior acervo de literatura infantojuvenil entre as escolas públicas do estado e os livros são realmente utilizados”, destaca a bibliotecária. "O setor de literatura é o mais acessado", completa. O impacto vai além: a escola também se destaca por ter as maiores notas de redação no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e alto índice de participação dos alunos. Tudo isso, segundo Miriã, se deve à valorização da leitura e à cultura de doação, que se tornou parte da rotina escolar. “Os livros são caros. Um box pode custar R$ 500, mas quando alguém doa, um aluno que jamais teria acesso pode ler. E isso transforma”.
De 2014 a 2026, a biblioteca registrou mais de 6 mil empréstimos literários. “Se um único aluno ler um livro, já estamos felizes, mas sabemos que são muitos. E isso mostra que estamos no caminho certo”.
A estagiária do setor de Comunicação, Anna Lídia Umbelino Nascimento, entrevistou alunos que participaram da ação este ano. Para Ana Carolina Favero Sousa, do 1º ano B do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, o espírito solidário da campanha lembra outras experiências pessoais. “Na verdade, eu já participei, mas foi para a igreja, sabe? Eu doei roupas e livros para a igreja, que doa para pessoas carentes”, contou.
Larissa Natsumi Arakaki Himeno, do 1º ano A, também de Informática, destacou o cuidado com a ambientação do espaço: “Eu achei muito bonitinho, esses corações com poemas e os livros lá na frente, tudo. Inclusive, vou pegar um livro. Dei uma olhada nos poemas e nos livros, e vou sair lendo. Ah, eu achei muito fofinho. Eu nem sei como é o Dia dos Namorados, mas eu achei tão bonitinho”.
Já para Gustavo Davi da Silva Belfort, do 1º ano B, esta é a primeira vez participando da campanha. Ele se encantou com a proposta: “Fui em todas as cabines para ver o que estava escrito nos livros. Está muito legal, acho que todo mundo que entrar aqui acabará olhando e ficará curioso para observar e procurar um livro para ler”. Entre os destaques, mencionou: “o título e a primeira página que chamaram minha atenção foi ‘Acolhendo a sua criança interior’. E um dos poemas que eu gostei é o que está na última cabine. Não lembro agora, mas é muito interessante”.
Redes Sociais