Acadêmicos dos cursos Subsequentes e de Graduação do Campus Calama participaram da Semana de Integração Discente
Os novos alunos dos cursos subsequentes e de graduação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Calama, foram recepcionados por representantes do Departamento de Assistência ao Educando (Depae), durante a Semana de Integração Discente, ocorrida no final do mês de março.
Em programação realizada em paralelo com as atividades de recepção dos alunos do ensino médio integrado, as ações contaram com informações sobre o funcionamento dos setores do campus, sobre regulamentos e sistemas de funcionamento, apresentação do projeto pedagógico dos cursos pelos coordenadores, orientações sobre auxílios, além de visita guiada às dependências do campus.
O Diretório Acadêmico das Engenharias (DAENG) preparou uma programação especial para o acolhimento aos novos universitários do IFRO. Ainda na ocasião, foi feita explanação sobre o papel do centro acadêmico e diretório por parte das lideranças estudantis. Foi feita ainda uma apresentação sobre as oportunidades existentes no IFRO e as atividades encerraram com uma programação cultural com fotos, pinturas e balões, favorecendo a interação entre veteranos e os novos alunos e promovendo a integração entre as turmas.
De acordo com o Chefe do Departamento de Assistência ao Educando (Depae), Moisés Lima Marques, “acolher bem os estudantes é uma prioridade da instituição. Desde o momento da matrícula, buscamos garantir uma integração completa, com orientações sobre os sistemas acadêmicos, e demais informações necessárias à integração”, afirmou. Segundo ele, “esse cuidado é essencial para que todos, independentemente da modalidade, se sintam parte do IFRO e iniciem essa nova etapa com confiança, pertencimento e motivação”.
Na opinião do acadêmico de Engenharia Civil, Ademar Marcol Alfredo Suckel Júnior, “ingressar em uma instituição de ensino superior é uma grande transformação na vida cotidiana. Um lugar novo, cheio de pessoas novas e muitas oportunidades, entretanto, no começo tudo isso é muita coisa para assimilar sozinho. Aí entram as atividades de integração que ajudam nós calouros a nos enturmar com os veteranos e a conhecer a instituição como um todo, dando grande ênfase ao tour pelo campus que é de extrema importância para nós, ingressantes no curso. As atividades de integração foram muito úteis e por conta delas sinto que comecei meu curso com o pé direito”.
Para Vitor Braga Tibúrcio, acadêmico de Engenharia de Controle e Automação, “as atividades da integração foram bem legais. Na maioria delas, a galera usa o tempo para poder conversar e conhecer os veteranos e o pessoal da sala. Gostei das visitas às salas e laboratórios, todo mundo conversando e participando, serviu pra tirar um pouco da pressão do início das aulas. Aí teve a venda de calouros, em que vemos as rivalidades e a amizade entre as engenharias, o que foi uma coisa muito legal de se ver, principalmente com alguns professores acompanhando e participando”.
Ingressante no Curso de Engenharia Química, Maria Luiza de Souza França disse que “a integração foi um momento bem divertido, em que nós que acabamos de chegar ao IFRO tivemos a oportunidade de conhecer o campus, os laboratórios bem estruturados, os veteranos de todas as engenharias, o campus em si. Inclusive, eu percebi que a Engenharia Química é bem unida, me senti mais confortável sabendo disso e creio que se continuar assim, vamos longe. É muito importante esse momento de aproximação entre os alunos, para que os alunos novos possam se enturmar e todo mundo se ajudar quando precisar”, observou a acadêmica.
A Vice-Presidente do Diretório Acadêmico (DAENG), Lézia Maria Silva Lima, disse que o momento de integração dos alunos é muito importante “porque se trata do primeiro contato dos recém-chegados com toda a estrutura do campus. Buscamos promover a ambientação deles, apresentando os sistemas e um pouco da estrutura física e momentos de interação com os veteranos”, observou.
Redes Sociais