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Estudantes do Campus Calama mostram projetos inovadores no Dia Mundial da Criatividade e Inovação

Publicado: Segunda, 05 de Mai de 2025, 12h51 | Última atualização em Segunda, 05 de Mai de 2025, 12h51 | Acessos: 1328

Oficina de compostagemQuatro grupos de estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Calama, participaram do Dia Mundial da Criatividade e Inovação (World Creativity and Innovation Day – WCD), em oficinas realizadas nos dias 22 e 23 de abril, no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e na Faculdade Sapiens.

O evento, que reúne várias empresas incentivadoras, foi promovido em Porto Velho pelo Instituto Valendo, de Economia Criativa da Amazônia, com a finalidade reunir líderes criativos, educadores, empreendedores, investidores, criadores de conteúdo, para apresentação de ideias e projetos inovadores. O Dia Mundial da Criatividade e Inovação (World Creativity and Innovation Day), comemorado em 21 de abril, é uma inciativa das Nações Unidas para conscientizar sobre a importância da criatividade e da inovação na solução de problemas para o avanço das metas de desenvolvimento sustentável.

A Equipe ‘BioGirls’ apresentou durante oficina realizada no Senac, o Projeto “Recompor”, sobre compostagem de resíduos orgânicos, que mostra por meio de um painel de controle para sistema web e mobile o acompanhamento da redução de gases de efeito estufa na compostagem doméstica. As alunas demonstraram como se construir a própria composteira e como fazer o descarte correto de resíduos orgânicos, diminuindo os impactos negativos ao meio ambiente.

Letícia Souza, da equipe BioGirls, falou da importância de se participar da programação do WCD. “A participação em eventos dessa natureza reforça o desenvolvimento de nosso projeto e mostra seu objetivo que é o de colaborar para a diminuição de problemas ambientais, com soluções simples e que estão ao alcance de todos”, reforçou a aluna.

Para a Professora Daniela Toda, orientadora do projeto, essas iniciativas contemplam o tripé entre ensino, pesquisa e extensão. “A gente está levando alunos que já fazem parte da pesquisa para apresentar seu desenvolvimento, fazendo a comunicação com o público externo. Então eles estão fazendo aí a aliança com a extensão. Além de a gente conseguir fazer a pesquisa e a extensão, a gente consegue levar os nossos alunos para fora da escola para conhecer outras realidades. Assim, foram conhecer o Senac, que eles não conheciam e estão participando desse evento mundial, uma oportunidade rara”, destaca a docente.

O Grupo de Robótica ‘Fireflies’ demonstrou na oficina do Senac os minirrobôs criados com materiais reutilizáveis e Arduino – uma plataforma que possibilita o desenvolvimento de projetos eletrônicos – para demonstrar como é fácil e acessível a construção de diversos projetos com o microprocessador. A oficina apresentou o processo de construção dos robôs, bem como fez uma apresentação ao vivo do robô funcional para os participantes.

O Fireflies participa do Grupo de Pesquisa Mecatrônica do IFRO, composto pela Professora Camila Serrão; os estudantes Danielly Magno Barbosa Jamily Emanuelle Ferreira Pantoja, Israelly Barbosa Maia e Isaque Simões. A equipe foi campeã na etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica em 2024 na modalidade robótica artística e também representou o estado de Rondônia na etapa nacional do evento.

Na opinião de Jamily Pantoja, “esses eventos que acontecem fora do campus trazem para os alunos um conhecimento mais abrangente nessas áreas das pesquisas. Muitos se interessaram, principalmente quando a gente apresentou, eu e a Dani, lá no Senac, esse projeto, muitas pessoas ficaram encantadas com os projetos, o desenvolvimento que a gente fez durante o ano de 2024. Para nós é muito importante divulgar os projetos noutros espaços porque reforça nossa participação acadêmica”, declarou a aluna.

Na Faculdade Sapiens, a Equipe ‘NorthGirls’ apresentou no dia 23 de abril a oficina interativa ‘Sentir para Criar’, sobre a vivência de pessoas com deficiência auditiva, dinâmicas sensoriais e debates sobre acessibilidade, com a demonstração do aplicativo assistivo AudioTrap, que está sendo desenvolvido pelo grupo de quatro alunas do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio: Angélica Bechara; Beatriz Souza, Geovana Evangelista e Maria Luísa Gutierrez, com a orientação das Professoras Virgínia Amaral e Elisângela Bibá.

A estudante Beatriz Souza diz que essa é uma oportunidade única para se expandir e divulgar o projeto “além de incentivar os alunos a participarem de outras iniciativas inovadoras e tecnológicas. A nossa oficina interativa foi uma ótima chance de mostrar a solução para mais pessoas e contribuir para uma maior abordagem da tecnologia em prol da inclusão”, opina.

A Equipe do Almanaque Didático desenvolveu no Senac uma oficina voltada para a criação de histórias em quadrinhos envolventes e divertidas, estimulando a criatividade e o interesse pela escrita e leitura. Através de técnicas narrativas e visuais, os participantes podem transformar suas ideias em Histórias em Quadrinhos, com enredo, personagens, estrutura de roteiro e técnicas de ilustração. Com a utilização de materiais simples e acessíveis, a oficina busca estimular a imaginação e permitir que cada aluno encontre sua própria voz artística, criando histórias que expressem suas ideias e emoções, sem a necessidade de ferramentas sofisticadas.

A equipe do Almanaque Didático é composta pelas Professoras Camila Serrão e Daniela Toda e os alunos Danielly Vitória Ferreira da Costa, Gustavo Neves Nascimento e Isaque Simões dos Santos. De acordo com Gustavo Neves, expor os projetos noutros espaços proporciona a expansão do conhecimento para outros púbicos e fortalece a participação do grupo.

  • Grupo_Almanaque_Didático
  • Oficina_1
  • Oficina_da_equipe_Northgirls
  • Oficina_de_compostagem
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