Projeto Morar+Rural avança em reunião produtiva em Ariquemes
O macroprojeto Morar+Rural do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) vem desenvolvendo ações no estado. Lançado em Ariquemes, o Morar+Rural tem como principal objetivo proporcionar moradias dignas e adequadas para as comunidades rurais que residem nos projetos de assentamento do Incra, melhorando a qualidade de vida e fomentando a integração social, aliada a um desenvolvimento econômico sustentável que incentive a permanência das famílias na área rural.
A iniciativa conta com uma equipe técnica especializada para a elaboração de projetos arquitetônicos, de engenharia e para o acompanhamento detalhado das obras, além de apoiar a operacionalização dos Créditos de Instalação do Programa Nacional da Reforma Agrária (PNRA) nos assentamentos sob a jurisdição da Superintendência Regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).
A abrangência do projeto contempla diversas localidades, com a previsão de construção de 250 casas em projetos de assentamentos situados nos municípios de Candeias do Jamari, Ariquemes, Machadinho do Oeste, Ouro Preto do Oeste, Vilhena, Governador Jorge Teixeira, Nova União, Rio Crespo e Theobroma. Em Machadinho do Oeste, o Incra já promoveu uma cerimônia para a entrega dos Créditos de Instalação às famílias assentadas, evidenciando que os trabalhos para operacionalizar o PNRA já estão em pleno andamento.
Reunião – No dia 9 de abril, em Ariquemes, parte da equipe do Projeto Morar+Rural se reuniu com a Assessora do Deputado Federal Thiago Flores, Alcione Baeta Bohrer, para acompanhar os avanços e definir os próximos passos de uma iniciativa que visa transformar a realidade de comunidades rurais de Rondônia. A reunião, marcada por uma troca intensa de informações, contou com a presença das Coordenadoras do projeto, Daniela Giovanini Manuel Pires e Monique Yasmin Rodrigues do Vale.
Ambas as docentes do Campus Porto Velho Calama são responsáveis por planejar e acompanhar o andamento do trabalho técnico, além de articular as tratativas entre o IFRO, o Incra e as famílias que serão beneficiados, contando também com o aporte de uma emenda de R$ 1.400.000 do Deputado Thiago Flores.
Alcione Bohrer destacou a importância do encontro para o alinhamento das ações e ressaltou o papel central do projeto no fomento ao desenvolvimento sustentável e à melhoria das condições habitacionais na região. Em suas declarações, a assessora afirmou que “atendendo a um pedido do Deputado Thiago Flores, estive, na tarde de quarta-feira, reunida com as coordenadoras do projeto Morar+Rural para que nós pudéssemos acompanhar o andamento do projeto. Essa reunião foi muito produtiva, em que as coordenadoras Daniela e Monnike trouxeram informações de como anda o desenrolar do projeto, de como anda o planejamento e o acompanhamento do projeto. Então, ficamos satisfeitos em recebê-las no nosso escritório em Ariquemes e muito em breve teremos uma novidade de lançamento desse projeto aqui em Ariquemes para as famílias assistidas”.
O encontro, que reuniu representantes de diferentes setores, reforçou o compromisso dos envolvidos em garantir não apenas moradias dignas, mas também um desenvolvimento integrado e sustentável para as regiões rurais de Rondônia, tornando o projeto uma referência e abrindo caminho para a expansão da iniciativa para outros assentamentos do estado.
Durante a reunião, as Coordenadoras Daniela Giovanini e Monnike do Vale demonstraram otimismo e convicção quanto à importância da iniciativa. Daniela afirmou, “estamos comprometidas em transformar a realidade das comunidades rurais, garantindo que cada família tenha acesso a uma moradia digna e a um futuro de oportunidades”. E a Professora Monnike complementou, ressaltando que a “cada etapa deste projeto representa uma oportunidade de inovar e de fortalecer a integração entre a equipe técnica, os produtores e as autoridades, criando bases sólidas para que as famílias se sintam acolhidas e motivadas a permanecer em suas terras”.
Redes Sociais