Avanço no Projeto Morar+Rural: INCRA anuncia crédito de instalação para famílias em Machadinho d’Oeste
O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) realizou cerimônia na Câmara de Vereadores de Machadinho d’Oeste (RO), no sábado (15/03), para entregar o Crédito de Instalação às famílias assentadas na região, marcando um importante passo para o Projeto Morar+Rural. A iniciativa tem como objetivo promover a habitação e incentivar a permanência das famílias em áreas rurais.
Durante o evento, 29 famílias foram contempladas com o Crédito Habitacional, que viabiliza recursos para a construção de moradias nos assentamentos. Outras centenas de famílias se beneficiaram por meio das linhas de crédito Apoio Inicial, Fomento e Fomento Mulher. Na mesma manhã do dia 15, os assentados que aderiram ao programa “Crédito Instalação” em 2024 assinaram o contrato e receberam o cartão magnético, garantindo acesso imediato aos recursos já disponíveis no Banco do Brasil, parceiro financeiro da operação.
Do total de R$ 8 milhões contratados, R$ 4,9 milhões foram liberados nesta primeira etapa, com carência de dois a três anos para início dos pagamentos ou a opção de um desconto de 90% para quitação à vista.
O sucesso da iniciativa deve-se, em grande parte, às parcerias estabelecidas com instituições comprometidas com o desenvolvimento rural. O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) é responsável pela elaboração dos projetos habitacionais e pelo acompanhamento técnico das obras. Durante o evento, Monnike Yasmin Rodrigues do Vale, Coordenadora Administrativo-Financeira do projeto, destacou a importância do Crédito Habitacional. “Este é um passo essencial para transformar a vida dessas famílias. O Crédito Habitacional representa muito mais do que um financiamento: ele significa dignidade, estabilidade e um futuro mais promissor para quem vive e trabalha no campo. O IFRO segue comprometido com esse processo, fornecendo assistência técnica qualificada para garantir que cada projeto habitacional seja executado com qualidade e segurança”, destacou ela, que é docente do Campus Porto Velho Calama.
Além do IFRO, o projeto conta com a parceria da Emater-RO (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural) e do Instituto Federal, que fornecem assistência técnica rural e suporte na elaboração dos projetos das casas. “Com previsão de construção de até 250 novas habitações e implementação de 200 projetos produtivos ao longo de sua execução, o Projeto Morar+Rural representa um marco no incentivo à permanência das famílias nas áreas rurais, promovendo não só o acesso à moradia, mas também o fortalecimento da economia local”, conclui a Coordenadora.
Redes Sociais