Projeto Fragilidades da Mente promove reflexão sobre abalos emocionais na vida escolar
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Calama, realizou um importante evento no auditório da instituição no dia 5 de novembro de 2024, promovendo o debate sobre saúde emocional e a intensidade da rotina escolar.
A palestra intitulada “Até que ponto a intensidade da vida escolar pode levar a abalos emocionais?” foi ministrada pelo psicólogo Lucas Florêncio como parte das ações do projeto de ensino Fragilidades da Mente. Coordenado pelo Professor de Sociologia Raimundo José dos Santos Filho, com a colaboração da Professora Maria das Graças Freitas de Almeida, o projeto busca sensibilizar a comunidade acadêmica sobre a saúde mental de discentes e docentes.
A abertura do evento contou com uma apresentação musical da professora e cantora Denise França Reis, que trouxe um pot-pourri regional, proporcionando um momento de descontração. Ao longo da palestra, temas como controle das emoções, técnicas de estudo e a importância de abrir espaços de diálogo sobre as especificidades dos estudantes foram abordados. O encerramento teve um tom poético e sensível, com a declamação de poemas relacionados ao tema.
Um dos poemas, escrito por Elaine Márcia Souza Rosa, Coordenadora do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (Napne), foi apresentado pela Professora Maria das Graças. Outro poema, escrito e recitado pela estudante Emily Hayane Souza Maciel, do Curso Técnico Integrado em Química, emocionou o público ao trazer à tona os desafios da saúde mental entre jovens.
Destinado aos estudantes dos segundos anos dos Cursos Técnicos em Informática, Edificações, Eletrotécnica e Química, da modalidade integrado ao ensino médio, o evento reuniu a comunidade acadêmica no auditório e foi transmitido on-line pelo Google Meet, ampliando o alcance da discussão.
Os participantes destacaram a importância do projeto. Para Débora Ripardo, “a palestra foi de grande proveito, e o momento musical trouxe alívio para a rotina cansativa de estudos. Foi gratificante participar de algo tão relevante e levar ensinamentos para a vida”.
Denise França Reis ressaltou que “o projeto deixou um convite à autoanálise e reforçou a necessidade de atividades prazerosas para aliviar as tensões do cotidiano”. Já a Professora Maria das Graças enfatizou a relevância do debate, destacando que “eventos como esse são muito importantes para conscientizar sobre os abalos emocionais causados pela pressão do cotidiano escolar”.
Segundo o Coordenador Raimundo José dos Santos Filho, o projeto Fragilidades da Mente cumpriu seu papel ao criar um espaço democrático para que participantes expressassem ideias e refletissem sobre os desafios emocionais enfrentados no ambiente escolar. Ele destacou que a ação contribuiu para reforçar a importância de um olhar atento para a saúde mental de toda a comunidade acadêmica.
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