AstroIFRO aproxima escoteiros do universo da astronomia em ação educativa
O Projeto AstroIFRO do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Calama, desenvolveu uma atividade especial para os jovens do Grupo Escoteiro do Ar Belmont. Realizada no dia 15 de novembro, a ação foi conduzida pelo Professor Fernando Dall’Igna, atendendo a um pedido do grupo.
A atividade teve como objetivo principal levar conhecimentos básicos de astronomia aos lobinhos e lobinhas. Foi iniciada com uma abordagem prática e educativa sobre os conceitos básicos de astronomia. Entre os temas explorados, destacou-se a identificação dos pontos cardeais utilizando a observação da abóbada celeste, uma habilidade valiosa para escoteiros que constantemente utilizam a natureza como cenário de suas aventuras.
O encerramento ficou por conta de uma sessão de observação astronômica, que encantou os participantes. Mesmo com algumas nuvens no céu, foi possível observar a Lua em sua fase cheia, além dos planetas Saturno e Vênus. Para muitos, foi a primeira oportunidade de enxergar de perto as belezas do universo, passando a ser um momento marcante.
Alexandro Pinheiro Almeida, chefe do ramo lobinho do Grupo Escoteiro Belmont, destacou o impacto positivo da atividade. “As crianças (lobinhos e lobinhas) ficaram felizes e maravilhadas com a experiência, de ver a lua e os planetas de perto. Agradecemos ao Professor Fernando por compartilhar essa experiência”.
O AstroIFRO é um grupo interdisciplinar que integra ensino, pesquisa e extensão, contando com a participação de 6 docentes e 27 alunos das graduações e do técnico integrado ao ensino médio de diversos cursos. Os integrantes podem participar por interesse pessoal ou com o objetivo de especialização na área de astronomia. Além de contribuir para a disseminação do conhecimento científico, a iniciativa reforçou a utilidade prática da astronomia para os escoteiros, especialmente no aprimoramento de habilidades como navegação e orientação. A parceria proposta entre o AstroIFRO e o Grupo Escoteiro Belmont é exemplo de como a ciência pode transformar e enriquecer experiências educativas.
Sobre o AstroIFRO – Criado para estimular o interesse pela astronomia e ciências correlatas, o AstroIFRO organiza atividades para diferentes públicos, promovendo um ambiente de aprendizado acessível e fascinante. Essas ações demonstram que a ciência é capaz de inspirar não apenas futuros pesquisadores, mas também fortalecer laços com a natureza e com a curiosidade humana.
Redes Sociais