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Calama é destaque na I Mostra da Amazônia Ocidental de Ciência

Publicado: Sexta, 01 de Novembro de 2024, 14h44 | Última atualização em Sexta, 01 de Novembro de 2024, 14h44 | Acessos: 101

Calama Reconhecimento 4Estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Calama, foram premiados na I Mostra da Amazônia Ocidental de Ciência (Mostra AMO Ciência), realizada entre 16 e 18 de outubro na Escola Estadual de Ensino Médio em Tempo Integral (E.E.E.M.T.I.) Brasília.

Voltado à popularização da Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I), o evento teve como objetivo despertar o interesse pela pesquisa científica em jovens da região e contou com projetos inovadores, apresentados por alunos do ensino médio e técnico. Entre os trabalhos premiados, cinco projetos de estudantes dos Cursos Técnicos em Informática e em Edificações do Campus Porto Velho Calama se destacaram, abordando temas que vão desde o uso de materiais recicláveis até tecnologias de geolocalização voltadas para inclusão social.

Cada projeto trouxe soluções práticas e inovadoras com relevância social, refletindo o talento e o comprometimento dos estudantes em contribuir para o desenvolvimento científico na Amazônia. A aluna Danielly Magno Barbosa, do Técnico em Informática, apresentou o trabalho “Utilização de Materiais Recicláveis para Construção de Robôs”, orientado pela Professora Camila Carolina Salgueiro Serrão.

Danielly destacou a importância de participar do evento dizendo ter sido “muito interessante apresentar na Mostra de Ciência, porque foi a nossa primeira apresentação do projeto, que passamos o ano inteiro desenvolvendo. Foi muito aprendizado, porque falamos com muitos professores e trocamos conhecimentos, o que tornou a experiência divertida e enriquecedora”.

A discente Jamily Emanuelle Ferreira Pantoja, do Curso Técnico em Informática, também compartilhou sua experiência com o evento. Ela destacou a oportunidade de aprendizado e a troca de conhecimentos proporcionados pela Mostra. “Falamos com os professores, e eles ficaram impressionados com nosso projeto, dizendo que nunca tinham visto algo assim. Também explicamos sobre eletrônica para uma professora que não sabia nada, e foi muito bom compartilhar nosso conhecimento com outras pessoas, que também nos ensinaram bastante”. Para Jamily, essas interações com diversos profissionais enriqueceram ainda mais a experiência e fortaleceram seu envolvimento com a pesquisa e a ciência.

Outro projeto de destaque foi o "Utilizando Conforto Térmico como Objeto de Estudo na Física Ambiental", dos estudantes do Técnico em Edificações, Thales Gustavo Máximo Rodrigues e Maykon Willian Ferreira Cardoso, sob orientação de Kelverton Willes Ferreira dos Santos (Professor da Escola Orlando Freire e egresso do curso de Licenciatura em Física do IFRO Campus Porto Velho Calama) e co-orientação de Bruno Henrique Silva Rodrigues (Técnico de Laboratório em Química).

Bruno Henrique enfatizou o valor do estudo para conscientizar sobre o impacto das cores e dos materiais de telhados na absorção e reflexão do calor: “Com uma abordagem de aprendizagem significativa e de metodologias ativas, o projeto engajou os alunos em uma investigação prática, conectando conceitos teóricos da física ambiental a situações reais”, enfatizou.

Também do Curso Técnico em Informática, Larissa Nascimento Rodrigues apresentou o trabalho “Desenvolvimento de Dashboard para Sistema Mobile para Incentivo de Compostagem Doméstica”, orientada pela Professora Daniela Tissuya Silva Toda. Ela explicou que “no início, fiquei ansiosa e nervosa, mas, ao começar a apresentação, percebi que era algo que dominávamos e que se tornou divertido. A experiência mudou a forma como encaro apresentações em público e me proporcionou uma grande oportunidade de aprendizado”.

Beatriz Souza da Rocha, orientada pela Professora Virginia da Silva Santos Amaral, apresentou o Audiotrap, um aplicativo de geolocalização para pessoas com deficiência auditiva. Para ela, representar o IFRO na Mostra foi uma experiência “edificante e transformadora, que levarei para a vida toda”, acreditando que a tecnologia assistiva desenvolvida trará um futuro mais acessível e inclusivo para todos.

Por fim, Gustavo Neves Nascimento, sob orientação da Professora Sabrina Maria Rodrigues Feliciano da Silva, apresentou o projeto “História em Quadrinhos e Elementos Locais como Material Didático de Análise Orientada a Objetos”. Para ele, “foi uma experiência única que enriqueceu profundamente minha trajetória acadêmica. Compartilhar nosso projeto Almanaque Didático destacou seu potencial educativo e o impacto no aprendizado de UML (Linguagem de Modelagem Unificada)”.

A Coordenadora do Curso Técnico em Informática, Camila Carolina Salgueiro Serrão, celebrou o desempenho dos estudantes e destacou a importância da premiação. “A premiação dos projetos é mais uma evidência da nossa dedicação em proporcionar aos estudantes a oportunidade de realizar a iniciação científica dentro do instituto”. Ela ressaltou o entusiasmo dos alunos, que se surpreenderam com o feedback positivo dos avaliadores e saíram animados do evento.

Os 18 melhores projetos receberam bolsas de Iniciação Científica Júnior (ICJ) de R$ 300,00 mensais, além de cinco bolsas de apoio técnico em extensão para os professores orientadores. Conheça todos os vencedores clicando neste link.

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