Estudante do Campus Calama representará o IFRO na etapa nacional da Olimpíada Brasileira de Informática
No próximo dia 28 de setembro, o estudante do 3º ano matutino do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, Mario Yuri Mota Lara, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Calama, irá representar a instituição na etapa nacional da Olimpíada Brasileira de Informática (OBI). Coordenada pela Universidade de Campinas, e organizada pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC), a Olimpíada Brasileira de Informática (OBI) é uma competição anual de programação que tem como objetivo despertar o interesse dos alunos pela ciência da computação.
Mario Yuri Lara tornou-se bi-campeão nesse ano na etapa estadual realizada no dia 16 de agosto e agora está se preparando para atuar na final nacional. Segundo ele, a competição é muito importante para a sua carreira por ser um desafio enquanto estudante, explicando que durante a competição eles participam de uma prova com problemas que devem ser solucionados com linguagem de programação.
Para o Professor de Informática, Fernando Dall’Igna, que coordenou a fase estadual nesse ano, “a Olimpíada Brasileira de Informática (OBI) é realizada há mais de 10 anos no Campus Porto Velho Calama e, frequentemente, temos alunos aprovados para as fases finais. Isso enche de orgulho os docentes da área, pois é uma prova do raciocínio lógico e demonstra a dedicação e o comprometimento dos alunos com os conteúdos ministrados em sala”, afirma.
O estudante está se preparando para a OBI e diz que para isso consulta sites específicos na internet, buscando entender os fundamentos para praticar. Quando concluir o ensino médio, vai prestar vestibular para cursar Engenharia da Computação no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), instituição de ensino superior pública da Força Aérea Brasileira, vinculada ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial, localizado na cidade de São José dos Campos, São Paulo.
Nesse meio tempo, Mario também foi participar do XIV Congresso Norte e Nordeste de Pesquisa e Inovação (Connepi), realizado em Belém, no período de 27 a 29 de agosto, quando apresentou o projeto denominado “Honest Market, uma plataforma para o mercado baseada na confiança”, conforme ele explica: “um aplicativo para um modelo de negócios que pode ser aplicado em vários ramos”.
Redes Sociais