Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Campus Porto Velho Calama realiza encontro pedagógico com formação continuada para docentes

Publicado: Segunda, 29 de Julho de 2024, 14h23 | Última atualização em Segunda, 29 de Julho de 2024, 14h23 | Acessos: 321

Oficina fundamentos e práticas inclusivasOs professores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Calama, estiveram reunidos no Encontro Pedagógico promovido pela Direção de Ensino durante a semana de 16 a 19 de julho. Eles participaram de formações continuadas essenciais para o aprimoramento das práticas educativas, com foco em Avaliação Integrada e Fundamentos e Práticas para a Educação Inclusiva.

De acordo com a Diretora de Ensino, Sheylla Chediak, a formação sobre Avaliação Integrada teve como objetivo principal levar os participantes a reconhecerem como essa abordagem pode conectar conteúdo dos componentes da Base Comum e Técnica, proporcionando um aprendizado mais completo e relevante para os estudantes. “A gente conecta os saberes para tentar compreender algo que a gente tá querendo saber – um fenômeno – pode ser fenômeno da natureza, um fenômeno social, então, se eu quero entender por que que a água está vindo suja, eu tenho, então, que conectar os meus vários saberes para compreender o que está ocorrendo”, explica, exemplificando a utilização de metodologias para engajar os alunos de maneira prática e interconectada, tornando a avaliação um processo mais dinâmico e participativo.

Além disso, o encontro traz como objetivo compreender a criação de estratégias que integrem conhecimentos de diferentes disciplinas, promovendo uma avaliação mais holística, que engloba tanto os aspectos teóricos, metodológicos, comportamentais e atitudinais, e apontam como o aluno se desenvolveu por completo, como foi sua interação com os colegas, entre outros aspectos. Busca-se uma conexão entre as áreas do conhecimento para compreender o fenômeno na totalidade. “Se o professor cria aulas inclusivas ele vai beneficiar a todos. Isso é o que está sendo feito, estamos trabalhando com as formações de modo que todos os professores comecem a fazer aulas mais inclusivas usando linguagem mais clara e acessível, como também os materiais e os recursos serão mais acessíveis. A pedagoga e servidora do IFRO, Lívia Catarina, também coordenadora do Napne, vem contribuindo grandemente para a formação continuada no campus”, destaca a Diretora Sheylla.

Segundo a Diretora de Ensino, cada formação teve mais de 40 participantes, um número satisfatório. Ademais, ela pontuou que ao investir em capacitações como essas, o IFRO reafirma seu compromisso com a qualidade do ensino e com a formação de profissionais preparados para enfrentar os desafios educacionais contemporâneos. “A atualização constante e a busca por novas estratégias pedagógicas são fundamentais para promover um ambiente de aprendizagem inclusivo e integrado, que valorize o potencial de cada estudante e contribua para seu desenvolvimento pleno”, destaca.

Sheylla também informou que essas capacitações fazem parte de uma trilha de formação que estará sendo desenvolvida no decorrer do ano, com a finalidade de manter ativas as discussões sobre novas abordagens pedagógicas para serem aplicadas ao ensino “e é aí que está a inovação”, explica, ressaltando que com esses encontros, o IFRO fortalece sua missão de oferecer uma educação pública, gratuita e de qualidade, pautada na educação integral e inclusiva, preparando seus docentes para transformar a realidade educacional e social da região.

 

Educação Inclusiva

Professora Doutora, colaboradora externa e mediadora da formação, Sorhaya Chediak possui experiência na formação de professores, docência e gestão educacional. A formação sobre Fundamentos e Práticas para a Educação Inclusiva, de acordo com a educadora, teve como objetivo capacitar os docentes para desenvolverem práticas de ensino que atendam às necessidades educacionais de todos os estudantes, promovendo a participação e a aprendizagem efetiva. Dentre os temas abordados, destacou-se o Desenho Universal de Aprendizagem (DUA), uma abordagem que visa a tornar as aulas mais inclusivas e acessíveis a todos, independentemente de ter, na sala, um aluno PcD (pessoa com deficiência) ou não.

  • Encontro_pedagógico
  • Encontro_pedagógico_1
  • Encontro_pedagógico_2
  • Oficina
  • Oficina_fundamentos_e_práticas_inclusivas
Fim do conteúdo da página
Consentimento para o uso de cookies
Este site armazena cookies em seu computador. Os cookies são usados para coletar informações sobre como você interage com nosso site e nos permite lembrar de você. Usamos essas informações para melhorar e personalizar sua experiência de navegação e para análises e métricas sobre nossos visitantes. Se você recusar, suas informações não serão rastreadas quando você visitar este site. Um único cookie será usado em seu navegador para lembrar sua preferência de não ser rastreado.