Terceiro ano de Eletrotécnica do Campus Calama conquista o título de futebol de 7 misto nos JICS 2024

Publicado: Quinta, 18 de Julho de 2024, 19h06 | Última atualização em Quinta, 18 de Julho de 2024, 19h33 | Acessos: 711

Campus Calama JICs Capa

No dia 17 de julho de 2024, o Insituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Calama, celebrou a final emocionante do futebol de 7 misto, como parte dos Jogos Internos do Campus (JICS) 2024. A modalidade, que mistura habilidades e promove a inclusão entre homens e mulheres, aconteceu no campo de futebol da unidade, ainda a ser inaugurado.

O futebol de 7 misto é uma adaptação dinâmica da modalidade, em que equipes compostas por sete jogadores, incluindo homens e mulheres, competem em um campo reduzido. "A inauguração do futebol de 7 misto foi uma grande novidade, fiquei surpresa. Nunca achei que entraria no campo com os meninos. Foi algo muito bom de ter participado, porque forma uma união da sala no esporte. E o futebol é um esporte que une todos. O futebol é um esporte nacional que representa o nosso Brasil lá fora. E a mistura dele, a mistura de pessoas é muito boa", diz Tamily Fernanda da Silva Oliveira, estudante do 3º ano Informática matutino, atleta, pesquisadora e extensionista.

Com 19 equipes inscritas, a competição foi estruturada em diversas fases, começando com a formação de seis chaves: cinco com três equipes e uma com quatro equipes.

Os primeiros colocados de cada chave avançaram para a fase seguinte, que consistiu em duas chaves com três equipes cada. Os vencedores das chaves finais disputaram a emocionante final decidida nos pênaltis, em que o terceiro ano matutino do curso técnico integrado ao ensino médio em Eletrotécnica sagrou-se campeão, vencendo o segundo ano A do curso técnico integrado em Química por 2x0 nos pênaltis.

"Nessa final emocionante, a torcida foi vibrante e disciplinada. Parabéns às equipes participantes e à comissão organizadora do JICS 2024, que trouxe a novidade do futebol de 7 misto. Um agradecimento especial a todos os envolvidos!", comentou Jackson Uchoa, árbitro da modalidade.

Daniel Júnior, capitão do time do 3º ano de Eletrotécnica matutino, expressou sua gratidão pela experiência. "É uma honra poder vencer esse título, claro que não foi fácil, tivemos nossas dificuldades, porém o nosso grupo foi muito guerreiro e não desistiu em nenhum momento. Fico feliz pela torcida que nos incentivou, que esteve presente em todos os jogos, que não desistiu de nos apoiar em nenhum momento. Eu quero agradecer também aos organizadores que agiram de forma competente em todos os jogos, e em todos os quesitos foram perfeitos. Eu também quero agradecer a minha turma que sempre esteve ali, apoiando, gritando, mesmo quando a gente errava em alguns lances, estavam ali gritando nosso nome, então esse título dedico primeiramente a minha sala e também ao nosso curso. É sempre uma honra poder jogar pelo curso de Eletrotécnica e ser campeão”.

Iranira Geminiando de Melo, presidente do JICS 2024, ressaltou a importância do futebol de 7 misto nos jogos deste ano. "Esta modalidade trouxe uma nova dinâmica aos Jogos Internos, incentivando a participação de todos e promovendo um ambiente inclusivo e colaborativo entre os estudantes”, destacou.

A cerimônia de inauguração do campo de futebol society do Campus Porto Velho Calama está programada para ocorrer em breve, prometendo ampliar ainda mais as oportunidades esportivas e recreativas para a comunidade acadêmica do IFRO. Os Jogos Internos do Campus Calama, JICS 2024, continuam até o sábado (20), com as finais das modalidades coletivas.

• Campus_Calama_-_JICS_2024_-_Futebol_7_1
  • Campus_Calama_-_JICS_2024_-_Futebol_7_2