Jogos Internos do Campus Calama do IFRO iniciam com destaque para o Xadrez

Publicado: Terça, 09 de Julho de 2024, 09h24 | Última atualização em Terça, 09 de Julho de 2024, 09h31 | Acessos: 305

Jics Xadrez7A abertura dos Jogos Internos (JICs) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Calama, está marcada para o sábado, 13 de julho, às 19 horas, na quadra poliesportiva do campus. O evento, que se estenderá de 15 a 20 de julho, contará com a participação de cerca de 400 alunos-atletas dos cursos técnicos integrados ao ensino médio, disputando em dez modalidades esportivas.

Marcelo Tenório, Coordenador da Modalidade de Xadrez no JICS 2024, destacou o sucesso das competições, que tiveram torneios já realizados. “As disputas de Xadrez do JICS 2024 ocorreram nos dias 13 e 20 de abril nas categorias individuais e por equipes, masculino e feminino. O evento foi marcado por grandes disputas e jogos emocionantes, em que os alunos puderam colocar em prática suas habilidades e interagir com os demais colegas”. Ele também anunciou que os preparativos para o 2º Aberto de Xadrez Estudantil do IFRO Campus Calama já começaram, com o evento previsto para 9 de novembro de 2024.

“O evento será aberto à comunidade estudantil e premiará diversas categorias com troféus, medalhas e brindes”, completou Tenório sobre a organização da segunda edição do campeonato Aberto de Xadrez Estudantil do IFRO Campus Calama.

Eduarda Eloana Ferreira Santana foi medalhista de ouro no xadrez individual feminino no JICS 2024. “Sempre gostei de xadrez, mas não sabia jogar muito bem. Resolvi me inscrever no campeonato mesmo sem lembrar de muita coisa, e comecei a treinar algumas horas antes. Fiquei muito feliz por ganhar e por adquirir mais experiência. Foi uma experiência muito legal”, destaca.

O medalhista de ouro no xadrez individual masculino, Mário Yuri Mota Lara, elogiou a organização do evento. “Foi muito bem organizado este ano. Em questão de competição, não tive dificuldade com nenhum adversário”, comemorou.

Jics Xadrez2

Como resultado final do JICs no Xadrez Individual Feminino levou a Medalha de Ouro: Eduarda Eloana Ferreira Santana/Curso Técnico em Química; Medalha de Prata: Maria Eduarda Araújo Ramos/Curso Técnico em Química; e Medalha de Bronze: Ana Luísa Aguiar/Curso Técnico em Química.

No Xadrez por Equipes Feminino, ficou com a  Medalha de Ouro: 1º Química B; Medalha de Prata: 3º Informática Vespertino; e Medalha de Bronze: 1º Química A.

Para o Xadrez Individual Masculino, os resultados finais foram de Medalha de Ouro: Mário Yuri Mota Lara/Curso Técnico em Informática; Medalha de Prata: Luis Henrique Silva Botelho/Curso Técnico em Informática; e Medalha de Bronze: Stefano Gabriel Mendonça de Oliveira/Curso Técnico em Informática. E no Xadrez por Equipes Masculino garantiu a Medalha de Ouro: 3º Informática Matutino; Medalha de Prata: 3º Informática Vespertino; e Medalha de Bronze: 1º Informática A.

A continuidade dos torneios nas diversas modalidades que fazem parte dos Jogos Internos do Campus Calama, agora em julho, prometem manter a celebração do esporte e do espírito competitivo, unindo a comunidade estudantil no retorno do ano letivo do campus.

• Jics-Xadrez
  • Jics-Xadrez1