Jogos Internos do Campus Calama serão realizados no período de 15 a 20 de julho

Publicado: Segunda, 08 de Julho de 2024, 09h24 | Última atualização em Segunda, 08 de Julho de 2024, 09h52 | Acessos: 226

jics calamaEquipes vão representar vinte países da América Latina e quatro países caribenhos

A abertura dos Jogos Internos (JICs) do Campus Calama do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) será feita no sábado, 13 de julho, a partir das 19 horas, na quadra poliesportiva do campus. O evento prossegue na semana de 15 a 20 de julho. Cerca de 400 alunos-atletas de cursos técnicos integrados ao ensino médio, que disputarão dez modalidades de jogos, permaneceram em treino no período de paralisação das aulas durante a greve de professores e de técnicos.

Este ano, as equipes que disputam os jogos estarão representando os 20 países da América Latina e quatro países caribenhos. Há um congraçamento entre as equipes de atletas e os organizadores durante a abertura do evento, quando é acesa a pira que simboliza os jogos.

O JICs é um projeto estruturado dentro do Departamento de Ensino e é executado por professores de Educação Física, além de técnicos e de servidores que colaboram no processo de organização do evento. Entre as modalidades a serem disputadas pelas equipes femininas e masculinas estão o atletismo, badminton, basquetebol, futebol, futsal, handebol, tênis de mesa, vôlei de areia, voleibol e xadrez.

A classificação das equipes que disputam os jogos será feita por meio de pontos ganhos, conforme critérios definidos no regulamento de cada modalidade. Serão premiados com medalhas os atletas classificados em 1º, 2º e 3º lugares de cada modalidade. Os alunos que se destacam são incentivados a participar de outros jogos representando o Campus Calama em torneios e nos demais jogos do estado.

As equipes de Edificações representarão os países: Argentina, Barbados, Brasil, Bahamas, Bolívia e Chile; discentes da Eletrotécnica representarão Colômbia, Cuba, Equador, Costa Rica, El Salvador e Guatemala; os alunos da Informática representarão Haiti, Jamaica, Nicarágua, Honduras, México e Panamá e os de Química vão representar o Paraguai, República Dominicana, Uruguai, Peru, Suriname e Venezuela.

O Professor de Educação Física, Juarez Alves das Neves Júnior, declarou que “nesse momento de retorno às aulas, vai ser muito importante para nós fazermos o retorno mesmo, fazendo o congraçamento entre as turmas, entre os cursos. É uma nova recepção para os alunos de primeiro ano que ingressaram esse ano na nossa escola e já com aquela rivalidade saudável entre cursos que a gente vem colocando para eles, que eles mesmos assumiram durante esses jogos que acontecem todos os anos, a gente já vai começar forte, recomeçar forte esse retorno às aulas. E eles estão ansiosos pela abertura, ansiosos pelos jogos, principalmente para se reencontrarem. Eles passaram essa fase treinando e estão ansiosos pela abertura, pelos jogos, para novamente participarem das ações da escola e agora poderão fazer isso pelas suas turmas e seus cursos”.