Equipe de estudantes do Campus Calama recebe menção honrosa em Congresso Internacional de Produtos Naturais
Uma equipe composta por um estudante do curso de graduação em Engenharia Química e alunas do Curso Técnico em Química do Campus Porto Velho Calama do Instituto Federal de Rondônia (IFRO) foi agraciada com Menção Honrosa pela participação no V Congresso Internacional de Produtos Naturais – V COPNAT, realizado entre 17 e 21 de junho de 2024, e que teve como tema Saúde e Bem-Estar.
O evento foi realizado de forma virtual pelo Curso de Farmácia do Centro de Estudos Superiores de Maceió (Cesmac/AL) e pela Liga Acadêmica de Plantas Medicinais (LAPLAM).
O acadêmico Hugo Rodrigues da Silva, do 3º período de Engenharia Química do Campus Calama representou a equipe na apresentação oral do trabalho intitulado "Preparação cosmética com ação antioxidante, fotoprotetora e repelente, com ativos nanoencapsulados". Os demais integrantes da equipe são as estudantes do curso Técnico em Química, Ana V. X. de O. Costa; Débora R. G. Rodrigues; Laís O. Tavares; Miriam G. G. Gonçalves. O trabalho foi orientado pela professora Márcia Bay e contou com a colaboração do servidor Nilton Fagner (Técnico em Química) e a professora Minelly Azevedo.
O estudo tem como objetivo a preparação de uma formulação cosmética utilizando produtos naturais da região amazônica, buscando agregar valor aos produtos da biodiversidade amazônica. Hugo informa que atualmente estão desenvolvendo no laboratório as próprias formulações visando à incorporação dos ativos.
O acadêmico diz que a premiação é um fator importante para integrar o currículo da equipe, sendo um ponto de reconhecimento tanto para os acadêmicos, quanto para as orientadoras, principalmente por ser um Congresso que apresentou trabalhos de qualidade, com uma banca composta por especialistas da área. “A avaliação deles, para mim, pessoalmente, é muito importante por estar apresentando para uma banca especializada. Acredito que no futuro isso será um diferencial por já estar exposto a esse tipo de experiência desde o começo da minha formação”, afirma.
A professora Márcia Bay, uma das orientadoras da equipe, agradece em primeiro lugar ao IFRO pelo apoio dado à pesquisa. Esse resultado, segundo ela, é fruto do trabalho em equipe, principalmente dos alunos. “Eu, enquanto professora, fico muito feliz em poder contribuir com o crescimento profissional. Esperamos comemorar mais conquistas como essa, principalmente em eventos internacionais”, declarou.
Redes Sociais