Alunos do Campus Calama participaram da primeira fase da Olimpíada Brasileira de Informática

Publicado: Segunda, 24 de Junho de 2024, 19h01 | Última atualização em Segunda, 24 de Junho de 2024, 19h02 | Acessos: 161

Campus Calama OBI 3

No dia 12 de junho ocorreu no Campus Porto Velho Calama do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), a primeira fase da Olimpíada Brasileira de Informática (OBI). A OBI é uma competição organizada nos moldes de outras olimpíadas científicas brasileiras, como Matemática, Física e Astronomia e visa a despertar nos alunos o interesse por Ciência da Computação através de atividades que envolvem desafio, engenhosidade e uma saudável dose de competição.

Segundo o professor Fernando Dall’Igna, coordenador da competição no Campus Calama, a OBI é um evento anual de programação promovido pela Sociedade Brasileira de Computação e desde 2012 as provas são aplicadas no Campus Calama. “Programar desenvolve competências como raciocínio lógico, solução de problemas e análise crítica. Participar da OBI é uma oportunidade para os estudantes se sobressaírem e ganharem reconhecimento por suas capacidades na área de programação”, enfatiza.

O evento contou com a participação ativa de 15 alunos do ensino secundário, do 1º ao 3º ano. A competição contou com a organização e fiscalização dos professores de informática: Brenda Vasconcelos de Araújo, Tenilce Gabriela da Silva Alvarez e Fernando Dall’igna.

Ao longo da avaliação, os participantes foram apresentados a uma série de obstáculos lógicos de programação concebidos para avaliar a sua aptidão para a resolução de problemas e o pensamento computacional. Embora ainda não se saiba quais alunos se destacaram na primeira fase, aqueles que obtiverem as melhores notas passarão para a próxima etapa, conhecida como etapa estadual. A segunda fase da OBI apresentará desafios ainda maiores e temos grandes esperanças de que os alunos do IFRO Campus Calama se destaquem na competição.

• Campus_Calama_-_OBI_1
  • Campus_Calama_-_OBI_2