Campus Calama realiza curso de Assistente Administrativo para pessoas LGBTQIAPN+

Publicado: Quarta, 19 de Junho de 2024, 15h47 | Última atualização em Quarta, 19 de Junho de 2024, 15h53 | Acessos: 322

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Calama, realizou, no dia 10 de junho, a aula inaugural do curso de Assistente Administrativo para pessoas LGBTQIAPN+. A oferta é fruto de parceria com o Instituto + Diversidade e está sendo realizada entre os dias 10/6 a 08/7, no período da tarde. LGBT

A oferta do curso de Assistente Administrativo para pessoas transgênero (travestis e transexuais) é fruto da luta da população trans em busca de formação para o mundo do trabalho. O IFRO oferta educação pública, gratuita e de qualidade para todos (as, es) e, agora, efetivamente está contemplando esse público por meio da oferta do curso que eles escolheram.

Participaram do evento a Assessora Especial da Reitoria, Janaina Leite, a Pró-Reitora de Extensão, Marcela Regina Stein, o Diretor-Geral Substituto, Willians de Paula Pereira, a Chefe de Departamento de Extensão, Ligia Silvéria Vieira da Silva, o Procurador do Ministério Público do Trabalho de Rondônia e Acre e Coordenador da COORDIGUALDADE (Promoção da Igualdade de Oportunidades no Trabalho), Igor Gonçalves, e a Diretora de Programas e Projetos e Coordenadora-Geral do Curso, Marcia Cristina Tesser, a Coordenadora adjunta, Mirian Penha Franco, os alunos Alan Guilherme Oliveira Souza, Tâmara Lucena Guimarães Goes e a Presidente da Comunidade Cidadã Livre (COMCIL) e Coordenadora Estadual pela Rede Trans Brasil, Karen de Oliveira Diogo, que falou da importância do curso para a comunidade Trans de Rondônia.

“É de extrema importância reconhecer a necessidade e os benefícios dos cursos profissionais, como o de Assistente Administrativo, direcionados especificamente para a população LGBTI+, com um enfoque especial em travestis e transexuais. Esses cursos desempenham um papel crucial na promoção da inclusão e no empoderamento dessas pessoas no mercado de trabalho, proporcionando-lhes não apenas melhores condições de vida, mas também acesso à saúde, direitos urbanos e segurança previdenciária. É fundamental garantir um futuro digno para todos os cidadãos, independentemente de sua orientação sexual ou identidade de gênero”, destacou Karen.

Investir em educação, desde a base escolar até programas especializados, é essencial para ampliar as oportunidades para a população LGBTI+. Quanto mais oportunidades educacionais e profissionais ofertadas, mais sólida será a construção de um futuro inclusivo e justo para todos. “É imprescindível fortalecer parcerias entre governos, instituições educacionais e o setor privado para combater a evasão escolar, aumentar as taxas de empregabilidade e garantir a plena inclusão social das pessoas LGBTI+, com especial atenção às travestis e transexuais que enfrentam barreiras significativas na sociedade e frequentemente são negligenciadas pelas políticas públicas existentes, assim buscamos fortalecer e ampliar parcerias para futuros projetos”, acrescentou Karen.

Instituto + Diversidade

O Instituto + Diversidade é uma organização sem fins lucrativos que mobiliza recursos para articular soluções de alto impacto social. Os projetos sob a responsabilidade da instituição têm como objetivo a geração de oportunidades que empoderem profissionalmente a comunidade LGBTQIA+ de todo o Brasil, desenvolvendo treinamentos em Diversidade e Inclusão para apoiar as organizações a lidar com a população LGBTQIA+ e criar ambientes seguros e acolhedores. A instituição busca alcançar esses objetivos por meio da sensibilização e do desenvolvimento de conhecimentos frente à diversidade de identidades de gênero, orientações afetivo-sexuais, entre outros temas, promovendo um entendimento mais profundo e empático sobre a temática, contribuindo com a eliminação de preconceitos e estereótipos, incentivando comportamentos inclusivos e respeitosos. Além disso, tem o compromisso de desenvolver ambientes seguros e acolhedores como responsabilidade social e um imperativo estratégico para as instituições de ensino, contribuindo diretamente para a qualidade da formação dos alunos e da relação entre profissionais da organização.