Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Campus Calama realiza ambientação para servidores transpostos

Publicado: Sexta, 14 de Junho de 2024, 14h20 | Última atualização em Sexta, 14 de Junho de 2024, 14h21 | Acessos: 228

Servidores com os professores Sheylla Chediak Willians Pereira Tec Educ Fernanda e Administrador Sérgio Rodrigues Alves

Mais uma vez, o Campus Porto Velho Calama do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), realiza uma etapa de ambientação para a adaptação de onze servidores que foram transpostos ao Governo Federal e que solicitaram compor força de trabalho no campus.

São servidores procedentes de instituições extintas como as Centrais Elétricas de Rondônia (Ceron); as Telecomunicações de Rondônia (Teleron) e outros que estavam desenvolvendo serviços no Ministério da Gestão e Inovação (MGI) em Rondônia, e que foram incluídos no quadro federal amparados pela Emenda Constitucional nº 60 de 2009 e seus desdobramentos em leis específicas.

A ambientação foi organizada por uma equipe designada em portaria pela Direção-Geral do Campus Calama, presidida e coordenada pelo servidor Sérgio Rodrigues Alves, que é também coordenador de Controle Interno na instituição.

Durante seis encontros temáticos realizados no período de 03 a 11 de junho, foram desenvolvidos os objetivos da ambientação, que trataram da recepção e integração dos novos servidores e de lhes proporcionar subsídios para sua atuação profissional.

Iniciada no dia 03 de junho, a ambientação contou com a apresentação dos participantes e interação interpessoal, dirigida pelo Administrador Sérgio Rodrigues Alves. Em sequência, foi apresentada a missão institucional e o perfil do Campus Calama pelo Diretor-Geral substituto, Willians de Paula Pereira, que fez um breve histórico da unidade e dos cursos ofertados pela instituição. Discorreu sobre o perfil dos estudantes e das principais metas traçadas pela instituição.

Os servidores participaram também da visita guiada ao campus onde conheceram os setores administrativos, espaços de convivência para servidores; grupos de pesquisa; infraestrutura do ensino, biblioteca e auditório; laboratórios de pesquisa; espaços para desportos e recreação; restaurante, refeitório e lanchonete e foram guiados pelo coordenador Sérgio Alves e o técnico de laboratório Iraquitan José.

No segundo encontro temático foram abordadas a gestão administrativa e orçamentária do campus, quando o servidor Marcelo Tenório Matos Júnior, fez um panorama das atividades da Diretoria de Planejamento e Administração, detalhando as rotinas administrativas e falando sobre os contratos de prestação de serviços que atendem ao funcionamento de todo o campus. Nesse mesmo encontro foi apresentado pelos servidores Mirian Penha Franco e Vitor Viana o papel da Comunicação Institucional. Explanaram sobre as ações da Coordenação de Comunicação e Eventos e a Comunicação Institucional como um elo entre a instituição e a sociedade, e discorreram sobre a Missão, a Visão e os Valores da instituição, elementos indispensáveis para o conhecimento do Instituto, como também sobre a abordagem de notícias e os eventos realizados pelo Campus Calama.

Finalizando o encontro desse dia, os servidores participaram na quadra poliesportiva de orientações e exercícios sobre atividades físicas, saúde, qualidade de vida e bem-estar; desvios posturais; orientação sobre doenças crônico-degenerativas; atividades lúdicas e recreativas; coordenadas pelo professor Olakson Pinto Pedrosa.

A Chefe do Departamento de Extensão, Monnike Yasmin Rodrigues do Vale, explicou aos presentes sobre os objetivos do departamento: a promoção dos cursos de formação inicial e continuada; a integração entre empresa e comunidade; o lançamento de editais e acompanhamento dos projetos de extensão; o acompanhamento de egressos e a coordenação dos programas de estágio do campus.

A equipe do Departamento de Pesquisa e Pós-Graduação participou da oficina detalhando sobre o funcionamento das pesquisas científicas; a inserção de alunos nos grupos de pesquisa; os principais editais de fomento à pesquisa e a institucionalização de projetos de pesquisa de demanda espontânea; editais de fomento às publicações – artigos, livros ou capítulos de livros; como também as formas de ingresso nas Pós-Graduações e o funcionamento de Especialização e Mestrado. A oficina contou com a participação de toda a equipe do Departamento de Pesquisa.

No quarto encontro de ambientação dos transpostos, o Coordenador Sérgio Rodrigues Alves fez uma apresentação panorâmica audiovisual sobre o Campus Calama e apresentou um histórico completo sobre o perfil da unidade; a equipe de Gestão; quadro de servidores; alunado; infraestrutura; os cursos ofertados e o acervo bibliográfico. Discorreu sobre o tripé: Ensino, Pesquisa e Extensão como atividades finalísticas e mostrou exemplos de ações de destaque nas três modalidades. Mostrou indicadores críticos de gestão educacional; portfólio de processos, fluxos e procedimentos. Nessa ocasião foi ainda oferecida uma oficina lúdica, dirigida pelo professor Marcos Aparecido Atiles Mateus, que refletiu com os participantes sobre a importância de se ter uma vida com propósito; situar-nos no contexto em que estamos inseridos; aquisição de valores; altruísmo e lealdade; pensar na importância do outro; desenvolver sensatez e objetividade profissional com a finalidade de viver bem no emprego e na vida pessoal.

No quinto encontro com os servidores transpostos, a professora Sheylla Chediak, Diretora do Departamento de Ensino, discorreu sobre os princípios teóricos da Educação Profissional e Tecnológica, fazendo um histórico sobre a EPT para a formação integral; tratou sobre os objetivos do trabalho como princípio educativo; discorreu sobre o currículo integrado na promoção dos cursos do Ensino Médio e destacou o enfoque globalizador na organização do ensino. A Técnica Educacional Fernanda Dias da Silva explanou sobre os cursos ofertados pelo Campus Calama, mostrando os níveis, as modalidades e formas de ingresso por meio de editais e oferecimento de vagas. Como exercício para a fixação dos objetivos e perfil do instituto, verticalização do ensino e processo seletivo unificado, os servidores fizeram pesquisas que foram apresentadas aos colegas no final do encontro.

Na oportunidade, cada um deles manifestou a importância da capacitação ofertada, que proporcionou conhecimento para que eles desenvolvam suas atividades situados sobre os objetivos da instituição e com maior segurança no campo de trabalho a ser executado.

O coordenador da ambientação, Sérgio Rodrigues Alves, agradeceu a oportunidade de estar com eles, presenteando-os com um pensamento de Mahatma Gandhi e informando que a capacitação contará com certificação em data a ser marcada pela Direção-Geral.

A ambientação foi um ganho profissional para os servidores que se manifestaram ao final do curso. José Ribamar da Mota, que está trabalhando na Coordenação de Patrimônio e Materiais, achava antes que o IFRO era uma escola particular. Hoje sabe que é uma escola técnica, que também tem cursos superiores. Disse que está gostando do trabalho e elogiou os colegas da casa. Destacou como foi bem recebido desde que fez o primeiro contato com o Chefe de Gabinete e depois pelo Coordenador de Patrimônio.

O contador João Costa está trabalhando em sua área na Diretoria de Planejamento e Administração. Ele pesquisou para apresentar aos colegas sobre o perfil do IFRO e a verticalização do ensino. Tem dois filhos, um já cursou Informática na unidade e o outro está concluindo. Foi servidor da Teleron e conhecia um pouco sobre o IFRO através do que os filhos lhe falavam. Agora pôde conhecer melhor nas várias apresentações que assistiu durante a semana.

 Silvana Edwiges de Arruda Pullig veio da Diretoria de Gestão do MGI e disse que chegou no Campus com uma visão completamente equivocada. “A ambientação foi muito importante, pois conheci a finalidade e o objetivo da existência do IFRO na comunidade, que é uma escola pública que tem a função de profissionalizar. As pessoas que estudam aqui já saem fazendo alguma coisa para a sociedade, edificando o próprio ser humano, porque vai aprender a construir o conhecimento. Foi muito importante conhecer o papel de cada pessoa que está aqui”, relatou.

Iolanda Maria Reis está trabalhando na recepção do Calama e diz que está “feliz, vou sair daqui cheia de conhecimento, cheguei aqui uma pessoa crua. Saio daqui muito mais segura por estar sabendo onde eu estou trabalhando e a que eu estou me dedicando”.

José Cabral Neto, que trabalhava na Ceron, hoje está lotado no Departamento de Extensão e sobre a ambientação disse ter achado muito proveitosa “na medida em que foram abordados diversos assuntos que estão relacionados à instituição de uma maneira geral. Muito embora não se aprofundaram tanto porque não havia tempo hábil para isso, mas pelo menos a gente aprende a aprender. Saber onde a gente pode buscar as informações sobre a instituição, o que ela faz e o papel dela”, relata. José disse que estudou na Escola Técnica Federal do Rio de Janeiro, fez o Curso Técnico em Eletrotécnica, quando iniciou sua carreira profissional e, agora, pretende, talvez, encerrar as atividades laborativas no IFRO, que tem esse viés técnico e é federal.

Mirian Lopes, lotada no Dape, disse que o curso foi uma visão panorâmica para ela. Quando veio para o IFRO no mês de fevereiro, tinha uma visão de que a instituição era uma escola particular. “Agora pude ver a plenitude que essa escola é, que atua não só com a educação profissional com preparação técnica, mas também com a graduação. Tem um nível de recepção muito grande. Fui muito bem recebida, o ambiente é muito saudável e há uma igualdade. Não existe diferença para os transpostos, é uma casa aberta e que valoriza os seus servidores”, declarou.

Rosinaldo Uchôa veio da Teleron, da área do Centro de Processamento de Dados, onde trabalhou por dezoito anos. “A recepção que tive aqui no IFRO foi maravilhosa, é importante essa empatia que o IFRO tem com a gente. Gostei bastante e o curso foi maravilhoso. Pudemos afinar o relacionamento com todos e conhecer quais são as lideranças aqui no IFRO e eles sempre querem trazer conhecimento para nós, né? Acredito que o objetivo foi alcançado”, disse.

Leida Maria Lima Ribeiro, transposta da Teleron onde trabalhou dez anos, registrou que “o curso foi muito produtivo e alegre, me proporcionou muitas informações boas que eu ainda não sabia e o professor foi excelente”. Hoje ela trabalha no Dape onde se identificou com o trabalho e achou a ambientação interessante.

 Claudionor Trappel, veio do MGI. Disse que o curso atendeu totalmente a sua expectativa e foi bem o que ele imaginava. Também está trabalhando no Dape e o curso foi uma oportunidade de interação com os colegas, “para conhecer a filosofia da escola e nos ambientar. Foi muito bom”.

Para Sérgio Rodrigues Alves, presidente da Comissão de Ambientação, “estes servidores em muito agregam ao Campus Porto Velho Calama, pois, além de maturidade e diversas formações, trazem consigo consolidada experiência operacional e de gestão no serviço público. Por oportuno, agradeço à Direção-Geral do Campus por oportunizar-me presidir tão gratificante trabalho, assim como, agradeço penhoradamente aos valorosos integrantes da Comissão de Ambientação. Ademais, desejamos que estes, agora colegas servidores, possam, para além do desempenho de suas funções, encontrar também a autorrealização participando de projetos de ensino, pesquisa e extensão".

De acordo com a Diretora de Ensino, Sheylla Chediak “a ambientação de novos servidores que vieram da transposição para nosso campus foi fundamental para garantir uma integração harmoniosa e eficiente e promover o alinhamento com a cultura institucional, o conhecimento das normas e regulamentos e fortalecimento do compromisso com a missão educacional do instituto”, opinou.

  • Oficina_de_saúde_e_bem_estar_com_o_professor_Olakson_Pedrosa
  • Professora_Monnike_Yasmin_explica_funcionamento_do_Departamento_de_Extensão
  • Professora_Sheylla_Chediak_detalha_funcionamento_da_Direção_de_Ensino
  • Servidor_Marcelo_Tenório_explica_funcionamento_do_planejamento_e_administração
  • Servidores_com_a_equipe_do_Departamento_de_Pesquisa
  • Servidores_com_a_professora_Monnike_Yasmin
  • Servidores_com_o_pessoal_da_Comunicação_e_Deplad
  • Servidores_com_o_professor_Iraquitan_José
  • Servidores_com_os_professores_Sheylla_Chediak_-_Willians_Pereira-_Tec_Educ_Fernanda_e_Administrador_Sérgio_Rodrigues_Alves
  • Servidores_na_oficina_de_bem_estar_com_o_professor_Marcos_Atiles
  • Servidores_transpostos_com_diretor-geral_substituto_Willians_Pereira
Fim do conteúdo da página