Campus Calama e AstroIFRO realizarão observação celeste no Complexo da Madeira-Mamoré

Publicado: Quarta, 05 de Junho de 2024, 08h39 | Última atualização em Quarta, 05 de Junho de 2024, 08h40 | Acessos: 706

Estação ASTROIFRO

A importância do Dia Municipal da Astronomia, que é celebrado em 08 de junho, será lembrada e oportunizará o reconhecimento da seriedade dessa ciência na história da humanidade. Para marcar essa data, o Campus Porto Velho Calama do Instituto Federal de Rondônia e o Astro IFRO irão realizar um evento público de observação celeste no Complexo da Madeira-Mamoré, nos dias 14 e 15 de junho.

A Astronomia é uma ciência interdisciplinar e presente em toda a formação escolar. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) contempla a astronomia em diferentes momentos da educação básica, estimulando a compreensão dos fenômenos naturais. Desta forma, esse reconhecimento da Astronomia será um momento para se desligar do mundo das telas e admirar mais os "Céus de Rondônia".

O Dia Municipal da Astronomia é realizado em homenagem ao nascimento de João Salustiano Lyra, uma figura histórica e importante para a Astronomia. Militar, engenheiro e astrônomo brasileiro, conhecido por suas contribuições para a cartografia e exploração do território nacional. João Salustiano Lyra participou de expedições de mapeamento em diversas regiões do Brasil, inclusive Rondônia, contribuindo para o conhecimento geográfico do país. Ele também teve interesse pela astronomia e realizou estudos nessa área, utilizando seus conhecimentos para auxiliar nas expedições de Rondon. Relatório Rondon

Além de suas contribuições para a astronomia brasileira, João Salustiano Lyra também foi um educador dedicado, tendo lecionado na Escola Militar. Sua paixão pela astronomia e seu comprometimento com a educação científica deixaram um legado duradouro no campo da astronomia no Brasil.

Está sendo programada a instalação de um planetário astronômico no espaço do Campus Calama, com recursos destinados por meio de emenda parlamentar. O Astro IFRO e o Campus Calama convidam toda a comunidade para prestigiar o evento.