Campus Calama do IFRO oferece curso de Formação Continuada em Informática Básica para idosos

Publicado: Segunda, 03 de Junho de 2024, 14h40 | Última atualização em Segunda, 03 de Junho de 2024, 15h13 | Acessos: 182

nformática básica para idosos 2

Em parceria com a Prefeitura de Porto Velho, teve início nessa quarta-feira, 29, o Curso de Formação Continuada em Informática Básica para idosos, que está sendo desenvolvido nas dependências do Centro de Convivência dos Idosos, da Secretaria Municipal de Assistência Social e da Família (Semasf).

Com duração de 60 horas, o projeto pedagógico do curso foi desenvolvido por uma Comissão do Departamento de Extensão do Campus Porto Velho Calama, do Instituto Federal de Rondônia (IFRO) e será ministrado pelo professor Rogério Lima Barreto, na modalidade presencial.

O projeto tem por finalidade capacitar os idosos no uso básico da tecnologia da informação, promovendo a inclusão digital e a integração na sociedade contemporânea, combatendo a exclusão digital e garantindo uma vida mais equilibrada e participativa para essa parcela da população.

Todas essas características estão preconizadas no que trata o Estatuto do Idoso, no sentido de contribuir para a efetivação das políticas sociais públicas voltadas ao envelhecimento saudável e com manutenção da dignidade da pessoa idosa.

A Formação Inicial e Continuada e os cursos de Extensão são modalidades da Educação Profissional e Tecnológica que almejam contribuir com a qualificação profissional e a elevação da escolaridade.

Serão oferecidas noções fundamentais de informática e de uso de dispositivos móveis. Por meio de atividades práticas e teóricas, o curso visa a proporcionar aos idosos conhecimentos essenciais para utilizar computadores e smartphones de maneira autônoma e eficaz.

O projeto foi desenvolvido com base na necessidade de garantir a inserção dos idosos no ambiente de tecnologia, melhorando sua autoestima e dando condições de inseri-los na rede mundial e globalização.

Com a participação de 15 alunos, o curso foi estruturado para promover uma aprendizagem prática e participativa, levando em consideração as necessidades e características específicas dos participantes, focada na interação e no desenvolvimento gradual das habilidades tecnológicas.

• Alunas_do_Curso_de_Informática_para_idosos
  • Equipe_do_Depex_e_da_Semasf