Jogos Internos do Campus Calama vão homenagear países latino-americanos e caribenhos

Publicado: Quarta, 13 de Março de 2024, 19h04 | Última atualização em Quarta, 13 de Março de 2024, 19h04 | Acessos: 491

Marca JICS 2024

As equipes que irão disputar os Jogos Internos do Campus Porto Velho Calama (JICS) neste ano vão representar 20 países da América Latina e quatro países caribenhos. O ponto alto do evento é marcado em sua abertura, em que há um verdadeiro congraçamento entre as equipes de atletas participantes e os organizadores, quando é acesa a pira que simboliza os jogos.

O JICS-2024 está programado para acontecer no período de 13 a 19 de abril e o objetivo do evento é o de aumentar a participação da juventude estudantil do campus em atividades esportivas, promovendo a integração social, o exercício da cidadania e a descoberta de novos talentos.

O JICS é um programa estruturado dentro do Departamento de Ensino, executado por uma comissão formada por professores de Educação Física, técnicos e servidores que são colaboradores no processo de organização das modalidades, com o envolvimento de todos os departamentos, coordenações e diretorias do campus.

A Comissão Organizadora dos jogos está cuidando dos últimos preparativos e as equipes já estão dando andamento à confecção dos uniformes que serão diferenciados por cursos e cores. A programação visual da marca do JICS-2024, cores e desenho dos uniformes foram definidos pela Coordenação de Comunicação e Eventos.

Os jogos contarão com equipes masculinas e femininas que irão disputar dez modalidades esportivas, sendo: Atletismo, Badminton, Basquetebol, Futebol, Futsal, Handebol, Tênis de Mesa, Vôlei de Areia, Voleibol e Xadrez.

A classificação das equipes que disputam os jogos será feita por meio de pontos ganhos, conforme critérios definidos no regulamento de cada modalidade. Serão premiados com medalhas os atletas classificados em 1º, 2º e 3º lugares de cada modalidade.

Além de promover o intercâmbio socioesportivo entre os participantes e as turmas envolvidas, os alunos-atletas que se destacam nos jogos também são incentivados a representar o Campus Porto Velho Calama em eventos promovidos pelo Município, Estado de Rondônia, Ministério do Esporte, Ministério da Educação, Comitê Olímpico Brasileiro, Confederações e Federações específicas.

Participam do JICS os alunos do Ensino Médio integrado. As equipes de Edificações representarão os países: Argentina, Barbados, Brasil, Bahamas, Bolívia e Chile; os alunos da Eletrotécnica representarão Colômbia, Cuba, Equador, Costa Rica, El Salvador e Guatemala; os alunos da Informática representarão Haiti, Jamaica, Nicarágua, Honduras, México e Panamá e os alunos de Química vão representar o Paraguai, República Dominicana, Uruguai, Peru, Suriname e Venezuela.

Presidente da Comissão Organizadora, a professora de Educação Física, Iranira Geminiano de Melo, diz que esse ano há uma perspectiva especial por ser a primeira vez em que se utiliza o tema Olimpíadas, “destacando os valores olímpicos e esportivos para motivar os alunos em relação à ética, respeito e adoção dos valores esportivos como companheirismo, solidariedade e lealdade, reforçando o trabalho em equipe e a empatia, contribuindo para uma cultura de paz”.

A professora também destaca a importância de se homenagear os países “para a gente começar a mobilizar a questão da decolonização, conhecer melhor nossos vizinhos e nos distanciar do pensamento colonizador, chamando a atenção dos alunos para a importância das culturas que nos cercam. Perceber que há países que passam por momentos de dificuldade e que devemos praticar a solidariedade e a empatia para com esses países, reconhecendo, inclusive, o potencial atlético deles que mostram perfis competitivos em nível de Olimpíadas”.JICS 2024 Ana Karoline Professora Iranira Micael Lima Igor Henrique e Tâmara Luciana

Futuros campeões

Micael Lima Araújo Frota, aluno do 1º ano B de Informática, vai jogar Futsal e Futebol de campo. Joga desde os quatro anos de idade e já está treinando para o JICS. Acha a possibilidade inovadora por ser a primeira vez que vai jogar aqui e acredita que será uma boa experiência. Ana Karoline Schumann de Mello, aluna do 1º ano B de Química, é do time reserva de Vôlei e diz que possivelmente vai participar do Arremesso de Peso. É iniciante e está treinando com o professor Juarez.

Igor Henrique Souza Pailo é estudante do 3º ano de Informática, está estagiando na Coordenação de Comunicação e joga Vôlei desde 2022. Tem boas expectativas sobre os jogos deste ano e acha que será uma semana emocionante. Espera um bom desempenho da equipe de Informática e diz que fará o máximo esforço por estar concluindo o curso neste ano. Tâmara Luciana Guimarães Goes, aluna do 3º ano matutino de Informática, atleta múltipla, vai participar do Atletismo, Basquete, Vôlei, Handbol, Corrida, Arremesso de Dardo, Tênis de Mesa, Badmington e Vôlei de Areia. Com todo esse desempenho, ainda tem tempo para estudar e é Monitora de Educação Física.