Publicação do e-book “I am from Poems” é resultado do Projeto de Ensino “Let’s Gossip”

Publicado: Segunda, 04 de Março de 2024, 14h51 | Última atualização em Segunda, 04 de Março de 2024, 14h51 | Acessos: 220

Capa do LivroA produção literária na língua inglesa, com a publicação do e-bookI am from Poems”, marca o desfecho do Projeto de Ensino intitulado “Let’s Gossip”. A ação foi conduzida pelas Professoras Daniela Tissuya Silva Toda e Diana Ketlem Paula do Nascimento, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Calama. Durante vários meses, alunos com distintos níveis de proficiência em inglês empenharam-se na criação de seus próprios poemas, sob a orientação e supervisão das docentes.

O e-book resultante representa uma compilação cuidadosa desses esforços individuais, com diagramação elaborada pelo acadêmico Lucas Santos, participante do projeto. As proponentes explicam que essa foi uma iniciativa educacional implementada nos anos de 2021 e 2022 no Campus Calama, com a produção dos poemas ocorrendo ao longo do ano de 2023. Alunos dos cursos técnico integrado e de graduação participaram ativamente desse processo, contribuindo com suas experiências pessoais e perspectivas individuais.

A Co-Coordenadora Diana Ketlem descreve o “Let’s Gossip” como uma jornada de autodescoberta e expressão criativa para os participantes. Já a produção dos poemas, segundo ela, carrega consigo significados sutis e pessoais, convidando os leitores a uma reflexão mais profunda. “Os agradecimentos são estendidos ao IFRO pelo suporte financeiro proporcionado por meio de edital, aos alunos participantes pela dedicação e comprometimento na elaboração dos poemas, à Professora Daniela Toda pela coordenação do projeto e ao aluno bolsista Lucas Moura pela contribuição na diagramação do e-book”, comenta.

Para a Coordenadora do “Let’s Gossip”, Daniela Tissuya Silva Toda, o resultado final do e-book representa um marco significativo no processo educacional dos participantes, evidenciando sua capacidade de expressão artística em um idioma estrangeiro. Alunas como Kethelin Zaire e Letícia Vitória compartilham a satisfação por terem participado de um projeto tão enriquecedor. Kethelin destaca a oportunidade de compartilhar suas experiências por meio da escrita poética, enquanto Letícia ressalta o impacto positivo do “Let’s Gossip” em seu desenvolvimento pessoal e linguístico.

Avaliando o e-book “I am from Poems” as docentes dizem que a obra não apenas celebra a expressão artística e linguística dos alunos, mas também reflete o compromisso contínuo do IFRO em oferecer experiências educacionais que promovem o crescimento acadêmico e pessoal de seus estudantes.

O e-book “I am from Poems” está disponível para acesso público no Repositório Institucional do IFRO, através do seguinte link: http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/775

• Capa_do_Livro
  • Daniela