Projeto de Ensino “Costurando Saberes” do Campus Calama é premiado no III Seminário Luso-Brasileiro de Educação

Publicado: Quinta, 22 de Fevereiro de 2024, 07h22 | Última atualização em Quinta, 22 de Fevereiro de 2024, 07h22 | Acessos: 393

Willians Prestes de Almeida e Gaby JacobO Projeto de Ensino “Costurando Saberes” do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Calama, recebeu menção honrosa na terceira edição do Seminário Luso-Brasileiro de Educação, realizado no início deste mês de fevereiro, por meio da plataforma www.even3.com.br/slbe2024.

De autoria dos pesquisadores Ricardo Valim e Domingos Perpétuo Alves Soares, o projeto intitulado “Decolonizando Metodologias: o Projeto Costurando Saberes no IFRO Campus Porto Velho Calama” foi apresentado na modalidade de resumo expandido no Eixo Temático “Práticas Pedagógicas e Projetos Educativos” e foi considerado de elevado interesse científico na área de Educação pela Comissão Científica do Seminário.

A edição do Seminário Luso-Brasileiro contou com a presença de 200 participantes provenientes do Brasil, Cabo Verde e de Portugal e recebeu 72 trabalhos, apresentados por estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores e professores de vários estados brasileiros e participantes estrangeiros. A Comissão Científica selecionou os trabalhos considerando três indicadores de qualidade: rigor científico; relevância para o desenvolvimento da educação e potencial de impacto na sociedade.

Desenvolvido durante o ano passado, o projeto Costurando Saberes teve como objetivo fundir o conhecimento filosófico no desenvolvimento da pesquisa científica junto aos acadêmicos do Curso de Bacharelado em Engenharia Química, com vistas a proporcionar uma visão holística e humanista, criativa, reflexiva e crítica, além de desenvolver a capacidade de pesquisar, adaptar e desenvolver novas tecnologias, com atuação inovadora e empreendedora. Considerando a vivência pessoal dos acadêmicos, o projeto resultou na produção do livro Costurando Saberes, lançado no ano passado a partir de artigos elaborados pelos acadêmicos do curso e foi organizado pelos professores Ricardo Valim, Domingos Perpétuo Alves Soares e Alecsandra Oliveira de Souza.

Os acadêmicos do terceiro período de Engenharia Química que participaram do projeto destacam a importância da experiência. De acordo com Willians Prestes de Almeida, a proposta foi desafiadora, com a finalidade de desenvolver algum tema que pudesse envolver o curso e os pensamentos filosóficos. “Além do mais comum que se possa associar à filosofia, como a ética que é aplicável a todas as áreas de formação, expandir a visão em temas como inovação, conhecimentos e visões diferentes de um mesmo objeto, a inconformidade e o senso crítico, acabam por contribuir e muito na formação do que se espera de um profissional mais consciente e pró-ativo e acredito que esse projeto conseguiu contribuir para isso”, destacou, afirmando que foi dada a eles total autonomia e liberdade para explorar os assuntos de seus interesses, sempre com o apoio e a contribuição do professor Ricardo Valim.

Para Hugo Rodrigues, “o livro que foi publicado evidencia a eficácia da metodologia utilizada, lembrando que esse é o 2° livro que publicamos. Participar do projeto foi muito gratificante, pois me ajudou em vários âmbitos como, por exemplo, a própria melhora na escrita científica. Eu nunca havia participado da escrita de um livro, então também pude vivenciar essa experiência. Eu espero fortemente que as novas turmas possam ter experiências semelhantes a essa”, afirmou. Gaby Jacob também disse que se sentiu muito grata pela oportunidade dada pelo professor e orientador Ricardo Valim, pela oportunidade que ele proporcionou para ela fazer parte do livro. “Eu já estava presente no primeiro “Costurando Saberes” e estar no segundo é gratificante para mim como aluna e escritora”, enfatizou.

• Hugo_Rodrigues
  • Willians_Prestes_de_Almeida_e_Gaby_Jacob