Alunas do Campus Porto Velho Calama são finalistas em Programas Nacionais de Inovação e Empreendedorismo

Publicado: Quinta, 28 de Dezembro de 2023, 18h03 | Última atualização em Quinta, 28 de Dezembro de 2023, 21h21 | Acessos: 553

Calama P4G1Quatro estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Calama, se destacam nacionalmente por sua notável participação no Prêmio “StartUp in School” e no programa Ideias de Futuro do Google Startup in School. Sob a orientação do Professor Márcio Miranda, as alunas Angélica Chavier Bechara, Beatriz Souza da Rocha, Geovana Evangelista Barros de Freitas, e Maria Luísa Lôbo Gutierrez, são discentes do Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Informática e estão no desenvolvimento do projeto AudioTrap, voltado para promover a acessibilidade e inclusão para pessoas com deficiência auditiva no ambiente de trabalho.

O projeto AudioTrap foi apresentado durante o Power4Girls, um programa de empoderamento promovido pela Embaixada e Consulados dos EUA em parceria com o Instituto Gloria e o apoio do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif). O evento ocorreu em Brasília, nos dias 5 a 7 de outubro de 2023, e teve como objetivo estimular o empreendedorismo, inovação e responsabilidade social entre as alunas de instituições da Rede Federal de Educação, Ciência e Tecnologia em todo o Brasil.

O tema central do Power4Girls em 2023 foi “Inclusão e Acessibilidade”. As estudantes também foram finalistas no programa Ideias de Futuro do Google Startup in School, uma iniciativa da Ideias de Futuro em parceria com a Google, que promove a iniciação em Empreendedorismo Tecnológico desde 2015. A premiação do Ideias de Futuro foi transmitida ao vivo em 9 de dezembro de 2023.

O aplicativo AudioTrap, desenvolvido pelas estudantes, tem como função principal a detecção de sons de risco, oferecendo alertas personalizáveis tanto visuais quanto táteis. Além disso, conta com a função de geolocalização, auxiliando o usuário em sua rota diária ao fornecer alertas precisos sobre possíveis sons de perigo ao longo do caminho. Para pessoas com deficiência auditiva que utilizam aparelhos auditivos, como implantes cocleares, é crucial estar ciente dos sons do ambiente para garantir a segurança e uma melhor experiência de locomoção.

O AudioTrap surge como uma solução inovadora para esse desafio, destacando as habilidades empreendedoras e a sensibilidade social das alunas do IFRO. As jovens empreendedoras serão as primeiras entrevistadas no IFCast Calama Férias, onde discutirão detalhes sobre o projeto AudioTrap. A entrevista estará disponível no canal oficial do IFRO Porto Velho Calama no YouTube: [IFCast Calama Férias – AudioTrap].

• Calama-P4G1
  • Calama-P4G2